10 dicas para organizar um evento corporativo

10 dicas para organizar um evento corporativo

Um dos segredos para o crescimento do seu negócio é saber como conseguir novos clientes. Organizar um evento pode ser uma ótima maneira de aumentar sua exposição a potenciais clientes e mostrar o que sua empresa oferece. Eventos de sucesso não acontecem do nada. Organizar e realizar um evento requer planejamento. Seja uma conferência, um seminário ou um dia de apreciação do cliente, o sucesso do seu evento está nos detalhes.

Aqui estão 10 dicas para organizar um evento corporativo com grande sucesso:

Apele para o seu público-alvo

Ao decidir que tipo de evento sediar, pense no estilo de vida, interesses e desafios diários de sua base de clientes. Você também pode usar eventos para trazer um novo grupo demográfico. Um bar esportivo, por exemplo, poderia oferecer mini-reformas para atrair mais clientes do sexo feminino, enquanto uma loja de varejo poderia oferecer degustações de cerveja de cervejarias locais para incentivar os homens a comprar lá.

Faça parcerias com outras empresas

A parceria com uma empresa não concorrente e com uma clientela semelhante pode beneficiar ambas as empresas. Cada empresa comercializa o evento para seus próprios clientes, o que pode criar novos clientes para os outros negócios.

Tenha um objetivo comercial claro

Antes de poder começar a planejar um evento de sucesso, esteja ciente de por que você está fazendo isso em primeiro lugar;cada decisão depois disso deve apoiar seu objetivo principal. É geração de leads? É para criar consciência da sua empresa ou de um produto em particular? É para desenvolver a lealdade do cliente? Ou você simplesmente quer ganhar dinheiro (o que também é bom)? Certifique-se de que a equipe também esteja ciente do objetivo.

Determine o melhor dia e hora

Uma estratégia é ter o evento em um dia normalmente lento para gerar receita adicional durante um período de vendas lento. Evite planejá-lo durante os horários de pico, pois você não poderá fornecer um excelente serviço para os participantes e seus clientes habituais. Considere também a programação do seu público-alvo e selecione um dia e horário que seja conveniente para eles. Por exemplo, a hora do almoço e depois do horário de trabalho é uma forma comum de segmentar profissionais, enquanto as manhãs da semana podem funcionar para segmentar pais com crianças pequenas. Verifique o calendário. Certifique-se de não agendar o seu evento próximo de feriados populares. É igualmente importante verificar se está havendo outros eventos dos quais seu público também possa participar.

Pense na logística

Você precisa trazer mais cadeiras para comer ou assistir a uma apresentação? Se for ao ar livre, você precisará fornecer banheiros químicos ou os banheiros estarão convenientemente localizados? Se apropriado, certifique-se de decorar o seu negócio com decorações de bom gosto e festivas que se encaixam no tema do evento. Existem excelentes empresas de organização de eventos corporativos que podem ajudá-lo a montar o seu evento com tudo o que for necessário.

Conheça suas limitações

Nós todos sabemos que o objetivo é lançar um grande evento. Para esse fim, também temos que estar conscientes do que podemos ou não realisticamente fazer. Se você decidir lançar um evento dentro de uma semana, planeje um assunto mais íntimo. Se for um grande evento, prepare-se com vários meses de antecedência. Se o orçamento é pequeno, você pode ter que contrabalançar com a criatividade e muito trabalho do tipo “faça você mesmo”. Pense em terceirizar algumas partes, por exemplo, contratando empresas de decoração para que você não fique com uma carga muito grande.

Utilize plataformas de registro de eventos como o Meetup

Use plataformas existentes. Se esta é sua primeira tentativa de realizar um evento e você não tem as habilidades para promovê-lo, dê uma olhada no Meetup.com. Além de oferecer uma suíte para gerenciar eventos on-line, o Meetup é um ótimo indicador para o público relevante em sua área. Ele também possui recursos de registro e gerenciamento RSVP que são particularmente úteis se você é inexperiente.

Forneça um excelente serviço

Durante o evento, certifique-se de fornecer um excelente atendimento ao cliente e apresentar seus produtos ou serviços de forma eficaz. Ao servir o seu cheesecake ou oferecer as suas cadeiras de massagens mais vendidas, os participantes têm um gostinho do que você oferece sem sentir que é um discurso de vendas. Certifique-se de que você tenha pessoal suficiente trabalhando para oferecer um serviço estelar ao cliente.

Reúna informações de contato

Uma das chaves para transformar um grande evento em aumento de negócios é coletar informações de contato e manter contato com os participantes posteriormente. Você pode adicioná-los à sua newsletter, enviar um pedido de amizade no Facebook ou ligá-los pessoalmente para convidá-los para uma próxima venda. Só não se esqueça de ficar do lado conservador da linha tênue entre as pessoas que fazem spam e se comunicam.

Meça o impacto comercial do evento

É importante acompanhar o número de participantes que se transformaram em clientes para avaliar o sucesso do evento. Para obter feedback, você pode conversar com os clientes durante o evento ou enviar uma pesquisa depois. Outra estratégia é fornecer cupons especiais para os participantes e, em seguida, acompanhar quantos são resgatados para determinar a porcentagem de pessoas que retornaram à sua empresa após o evento.

Gostou das dicas para organizar um evento corporativo? Leia também:
Como Escolher Uma Empresa Para Organizar Eventos Corporativos
Dicas para vender ingressos de eventos pela Internet
Ações promocionais em eventos corporativos
Medidas de segurança para eventos

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Uma resposta

Os comentários estão desabilitados.

Veja também: