8 dicas de filmes que todo profissional de marketing precisa ver

8 dicas de filmes que todo profissional de marketing precisa ver

O trabalho de um profissional de marketing envolve desenvolver estratégias, construir marcas, tocar o cliente e muitas vezes se colocar no lugar do outro.

E se manter atualizado é uma das necessidades, para que as campanhas fluam de maneira natural. Afinal, é preciso sempre buscar novidades.

E, aprender nas horas de lazer é uma opção imperdível, quando o assunto é filme é melhor ainda.

Nesse post, daremos 8 dicas de filmes que consideramos fundamentais que todo profissional de marketing assista, não só para se divertir, mas para pensar diferente. Confira!

Obrigado por fumar

O personagem principal, interpretado por Aaron Eckhart, é o porta-voz de uma empresa de cigarro.

Nesse contexto, o filme mostra a importância de haver um representante que sabe como discursar e trazer o melhor da empresa para os clientes.

Além disso, mostra como a mídia é importante e como é possível manipular os clientes através de longos discursos, frases impactantes e senso de humor.

 

 

 

Do que as mulheres gostam

Nick Marshall, personagem interpretado por Mel Gibson, é publicitário da Sloane Curtis, sofre um acidente e a partir daí consegue ouvir o pensamento das mulheres.

Dentro da área de marketing, o filme mostra excelentes oportunidades para ver o universo das campanhas de uma outra forma. Verdadeiramente se colocando no lugar do público alvo, a chamada persona.

Para um bom líder, mostra também a importância do trabalho em equipe, como o respeito às ideias dos companheiros.

Além, é claro, de dar um panorama quase completo de como funciona a rotina de uma agência de publicidade.

Se eu fosse você

Filme nacional, com Tony Ramos e Glória Pires, a trama toda se desenvolve quando por um acidente o casal inverte os papéis.

Cláudio (Tony Ramos) é dono de uma agência de publicidade e considerado um talentoso profissional e é casado com Helena (Glória Pires).

O problema é que uma noite o casal briga e no dia seguinte algo muito estranho acontece, simplesmente eles acordam com os corpos trocados.

A trama toda se desenvolve, quando ambos precisam desempenhar suas funções com os corpos trocados. Ele passa a pensar e agir de acordo com a sua esposa e vice-versa.

Antes de tudo acontecer, Cláudio tinha apresentado uma campanha que não fez sucesso com os clientes por ter sido uma campanha sexista.

Depois da troca de corpos, Helena, no corpo de Cláudio, desenvolve uma campanha emocionante e com alta qualidade, provando que muitas vezes só precisamos de um olhar diferente.

O filme, além de garantir gargalhadas, traz um foco especial sobre a importância de abrir sua mente ao criar uma campanha publicitária.

Amor por contrato

Estrelado por Demi Moore e David Duchovny, o filme conta a história de uma suposta família perfeita que acaba de se mudar para um bairro de classe alta.

Até aí nada relacionado com a área de marketing, certo?

Na realidade eles não são uma família, mas sim funcionários de uma agência de marketing que têm como papel fazerem com que as pessoas desejem o que eles têm.

O filme mostra conceitos como marketing oculto e planejamento estratégico. Imperdível!

O chef

Estrelado por Jon Favreu, esse filme de 2014 traz reais lições sobre marketing, liderança e superação.

Jon Favreu é um chef renomado que tem sua vida inteira virada de cabeça para baixo após receber uma nota baixa de um crítico gastronômico, o que o faz entrar em uma briga e ainda perder o emprego.

O personagem então entra em uma crise, até que encontra uma saída: montar um food truck.

E é aí que entra o marketing no filme, já que toda a divulgação feita pelo personagem é nas mídias sociais.

Traz conceitos básicos de uma criação de imagem na Internet, a importância da criatividade, como fidelizar os clientes e, claro, a qualidade do serviço prestado.

O homem que mudou o jogo

O homem que mudou o jogo é um filme imperdível para quem gosta de esportes, estratégia e grandes emoções.

Brad Pitt interpreta Billy Beane, dirigente de um clube de beisebol que está indo de mal a pior.

A genialidade do filme se encontra em Billy procurar soluções fora do convencional, principalmente quando se alia a um economista para buscar ideias para o time que está quebrado.

O filme mostra que a solução está na análise de dados de diferentes jogadores, vendo qual melhor se encaixa no estilo e no orçamento do time.

O filme ainda nos mostra que é necessário escutar diferentes pontos de vistas, a importância do engajamento com a equipe e como ser um bom líder.

Amor sem escalas

O filme Amor sem escalas pode parecer uma comédia sem muita pretensão, mas é o oposto!

O personagem de George Clooney é especialista em demitir os colaboradores das empresas que o contratam, ou seja, sua profissão consiste em viajar pelo mundo para efetuar demissões e isso se tornou a sua rotina.

Até que um dia ele se depara com uma jovem competente que vai fazer tudo que ele faz de uma forma mais prática e moderna..

O filme mostra conceitos muito interessantes sobre a alta competitividade do mercado, e o comportamento de um profissional quando se sente ameaçado e inseguro na atividade que está desempenhando.

O círculo

Se você trabalha com marketing, com certeza, já pensou em como seria mais fácil atrair seus clientes se você soubesse cada detalhe da vida deles, certo?

O filme conta a história de uma empresa de tecnologia que não tem muita noção dos limites de privacidade pessoais e de como uma funcionária tem sua vida tocada por isso.

Traz ainda uma boa discussão sobre a importância de uma empresa ser transparente e ética.

Filme tenso, mas essencial para todo analista de marketing!

 

 

Se você gostou das nossas dicas de filmes, vai gostar também das nossas dicas sobre os 10 livros sobre marketing que todo profissional deve ler!

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Uma resposta

Os comentários estão desabilitados.

Veja também: