A importância das soft skills e como desenvolvê-las

A importância das soft skills e como desenvolvê-las

A maioria das empresas preocupa-se com habilidades específicas quando abrem vagas, ou seja, aquelas do currículo. Mas será que elas sabem a importância das soft skills?

De fato, ao contratar uma nova pessoa para equipe, assim como para avaliar seu trabalho e até mesmo ponderar sobre sua promoção, por exemplo, as hard skills, como são chamadas as capacidades na profissão, são muito consideradas.

No entanto, será que um colaborador se resume apenas a sua capacidade de escrever bem ou ser exímio nos cálculos? Principalmente nos últimos anos, foi percebido que não.

Não é raro ver gestores que, apesar de terem currículos exímios, não conseguem engajar a equipe e trazer um bom desempenho, além de gerarem grande rotatividade porque as cobranças e a pressão são altas.

Sendo assim, começou a se pensar na relevância dessas competências. Não sabe o que é esse conjunto de habilidades que não podem ser achadas em um currículo?

Entenda neste artigo do que se tratam as soft skills e porque é de grande importância trabalhar e considerar elas também. Continue a leitura.

O que são soft skills e por que elas são importantes?

Ao passo que as hard skills são as habilidades técnicas de cada um, as soft skills nada mais são que correspondentes interpessoais, seja na forma de se comunicar, ter empatia e lidar com outros colaboradores.

Elas podem ser consideradas aptidões mentais, emocionais e sociais, ou seja, o que a pessoa realmente é, independente do que ela saiba fazer na empresa.

Como você pode imaginar, essas competências são também muito importantes no ambiente de trabalho, pois envolvem a forma de se comunicar, reagir perante acontecimentos, lidar com conflitos e dentre outros desafios sociais.

Cada colaborador é único e principalmente em empresas, onde diversas pessoas precisam conviver grande parte do dia, essas diferenças devem existir em paz, para que o ambiente seja confortável e não mais um motivo de estresse.

De fato, por serem habilidades subjetivas, cada um tem alguma soft skill mais desenvolvida do que outra, mas existem as que são essenciais para todos.

Quais são as principais soft skills?

Por falar na importância das soft skills, citaremos algumas primordiais para qualquer indivíduo, podendo treiná-las para melhorar sempre que possível. Veja a seguir:

Trabalho em equipe: saber conviver e produzir em equipe é uma habilidade essencial. 

Nesse caso, estamos falando da capacidade de conseguir colaborar em trabalhos que precisam de outras pessoas para serem finalizados, contando com proatividade, boa comunicação e, claro, realização do serviço em tempo hábil.

Ética: é importante que qualquer colaborador tenha ética e não faça nenhum tipo de chantagem, discriminação, falte com o respeito ou deixe seus colegas desconfortáveis por qualquer motivo.

Atitude positiva: essa soft skill envolve a capacidade de estar sempre aberto a novas ideias, bate papo com as equipes, assim como enxergar oportunidades em crises e encontrar meios de manter o time sempre engajado.

Empatia: colocar-se no lugar do outro e entender que, por exemplo, nem todos os atrasos são intencionais ou que se o trabalhador não está sorridente, ou com a mesma produtividade diariamente, algo pode estar ocorrendo em sua vida pessoal.

A empatia é uma capacidade que deveria ser pautada em todas as interações sociais, principalmente no trabalho, já que além de uma vida no emprego, todo mundo enfrenta diversos desafios.

Como desenvolvê-las?

Agora que você sabe a dimensão das soft skills e alguns exemplos delas, deve estar se perguntando se é possível desenvolver esse tipo de capacidade. A resposta é sim!

Elas podem ser treinadas de diferentes formas, como, por exemplo:

Espaço para aprendizado: considere oferecer cursos, palestras e conteúdos ricos sobre a importância das soft skills.

Torne essas habilidades tangíveis: o que é preciso para ser mais empático ou comunicativo? Deixe claro.

Seja um exemplo: o maior exemplo para seus colaboradores é você mesmo. Mostre no cotidiano a importância das soft skills.

Soft skills é na PSIU Educação Corporativa

Por falar em espaço para aprendizado, já pensou em oferecer cursos dedicados à educação corporativa na sua empresa?

Aproveite para conhecer um pouco mais da nossa estrutura e entender o porquê de cursos e demais materiais indicados para empresas de todos os setores serem muito importantes para o desenvolvimento da equipe. Entre em contato!

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Veja também: