A transformação digital nas empresas

A transformação digital nas empresas

Com a pandemia causada pela Covid-19, a transformação digital nas empresas apresentou um grande crescimento no último ano.

Isso se deve, em grande parte, ao fato das reestruturações emergenciais, para que as companhias pudessem continuar atuando diante do novo cenário.

Contudo, antes mesmo do isolamento social, já era possível notar os esforços dedicados para a implementação de tecnologias capazes de auxiliar nos processos cotidianos.

Confira mais sobre a transformação digital nas empresas, as principais vantagens e como implementar na sua companhia!

O que é transformação digital nas empresas?

Antes de falar sobre a transformação digital nas empresas, é necessário voltarmos um pouco no tempo para relembrar as 3 revoluções industriais que tivemos.

A primeira aconteceu em 1760, sendo a mecanização, aqui a força braçal do ser humano foi substituída pelos braços mecânicos movidos a vapor.

A segunda aconteceu em 1850, conhecida como segunda revolução industrial, momento que foi criada a produção em massa, aumentando consideravelmente a capacidade produtiva.

Depois, 100 anos mais tarde, em 1970, ocorreu a chegada da computação, onde as máquinas eram enormes e foram gradualmente diminuindo de tamanho, até chegar nos computadores e aparelhos eletrônicos que conhecemos hoje.

Atualmente, estamos vivendo a revolução da indústria 4.0, marcada pela digitalização, por isso temos dados sendo trocados em todos os lugares do planeta, em uma velocidade nunca vista antes.

A revolução industrial 4.0 pode ser definida pela sigla VUCA, criada nos EUA no final dos anos 1980, pelo Army War College, para descrever o cenário do mundo pós-Guerra Fria. 

VUCA significa:

  • Volatility (volátil) – as coisas são efêmeras, ou seja, duram pouco;
  • Uncertainty (incerto) – existem muitas dúvidas e indecisões;
  • Complexity (complexo) – não conseguimos explicar as coisas ou prever o que pode acontecer;
  • Ambiguity (ambíguo) – duas visões, por mais que sejam opostas, podem coexistir no mesmo espaço.

Com toda a velocidade de mudança, é necessário que as empresas consigam acompanhar as novidades, para se manterem ativas. É preciso priorizar a agilidade e entender como se inserir na jornada digital dos consumidores.

Contudo, não basta você conhecer todas as inovações do mercado, você precisar saber como aplicar na sua realidade de uma forma que faça sentido para seu negócio.

Quais as vantagens da transformação digital?

A transformação digital nas empresas permite que processos que antes eram feitos presencialmente, e de forma manual, sejam substituídos por métodos digitais e otimizados.

Trata-se de colocar tecnologia na parte central da sua estratégia, resultando em diversas vantagens, como:

  • otimização de processos, através de um sistema inteligente de gestão de dados;
  • segurança e praticidade;
  • acesso remoto às informações;
  • maior qualidade no método de produção;
  • padronização de processos;
  • identificação de gargalos e possíveis melhorias;
  • menor tempo de produção;
  • melhor experiência do cliente.

Como implantá-la na empresa?

Investir em transformação digital nas empresas deixou de ser um diferencial competitivo e tornou-se questão de sobrevivência no mercado.

É preciso conhecer as necessidades e o perfil do seu público, de modo a adotar medidas que façam sentido para seu empreendimento.

Identifique os gargalos que impedem você de alcançar melhores resultados e quais processos podem ser otimizados, para que sua equipe não perca tempo em tarefas repetitivas e foquem em melhorias no setor.

Esses pontos são cruciais para buscar soluções oferecidas pela tecnologia e implementar na sua estratégia.

Agora que você conhece os benefícios da transformação digital nas empresas, confira também 6 lições que a pandemia deixou para os empreendedores brasileiros!

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Veja também: