Atendimento humanizado: por que e como começar?

Atendimento humanizado: por que e como começar?

A tecnologia está mudando completamente a forma que nos relacionamos, inclusive, a forma das pessoas comprarem.

Já falamos aqui no blog sobre como os chatbots podem ser utilizados para aprimorar o relacionamento com o cliente e até mesmo sobre como pode ser utilizado em eventos.

Mas, no meio de tanta tecnologia, às vezes esquecemos sobre a importância de um atendimento humanizado.

Uma pesquisa feita pela Accenture aponta que mais de 80% dos consumidores preferem um atendimento humano, para resolver um problema ou tirar uma dúvida.

Nesse contexto, vamos mostrar como humanizar o atendimento da sua empresa. Continue lendo!

Por que é importante ter um atendimento humanizado?

Vamos mostrar qual é a importância de um atendimento humanizado utilizando dados de pesquisas feitas.

Segundo McKinsey, 70% das experiências de compra são baseadas em como o consumidor sente que está sendo tratado.

Além disso, segundo American Express, 80% dos americanos acham que pequenas empresas colocam mais ênfase no atendimento ao cliente do que grandes corporações.

A mesma pesquisa também afirma que 79% dos consumidores acreditam que pequenas empresas entendem melhor seus clientes, e oferecem um atendimento mais pessoal.

E, por último, uma pesquisa realizada pela Genesys mostra que 67% dos consumidores desligam o telefone frustrados por não conseguirem falar com um ser humano.

As pesquisas acima demonstram que os consumidores ainda querem uma proximidade da empresa, seja ela grande ou pequena, e é exatamente esse o papel do atendimento humanizado.

Ao lidar com o cliente, a empresa deve entender que cada atendimento será diferente do outro, afinal, as pessoas são diferentes e reagem de formas distintas.

Como começar um atendimento humanizado?

Para compreender melhor como começar um atendimento humanizado, é necessário entender o que ele é exatamente.

O atendimento humanizado é aquele que está focando em fazer conexões com o cliente, buscando uma melhor experiência de atendimento e, claro, focando em resolver o problema ou dúvida.

Algumas pequenas medidas podem ser tomadas e, com o tempo, ir se aperfeiçoando para buscar melhores formas de lidar com o cliente.

Ouvir o cliente, ter empatia e resolver o seu problema ou tirar sua dúvida são algumas dessas pequenas medidas.

Também é importante adaptar a linguagem com a do cliente, ou seja, não utilizar termos técnicos caso ele não utilize e, sempre, buscar um diálogo sem as frases prontas que normalmente ouvimos.

Com o tempo, a empresa pode começar a investir em ferramentas que forneçam o histórico do cliente, indicando qual o perfil do consumidor, os principais dados, quais problemas já teve com a empresa e até mesmo como gosta de ser tratado.

O que também pode ser feito para aliar a tecnologia com o atendimento humanizado é a criação de diferentes ramais, já específicos para o atendimento em relação ao que o cliente está procurando.

Dessa forma, ele não precisará ficar passando de ramal a ramal, sem ter um atendimento efetivo e seu problema resolvido.

Agora que você já sabe como começar o atendimento humanizado na sua empresa, não deixe de ler Sua equipe faz possível ou faz o melhor?.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Veja também: