Branding: Por Que a Marca é Tão Importante Para uma Empresa?

Branding: Por Que a Marca é Tão Importante Para uma Empresa?

Se você é um empreendedor sabe quão difícil é criar um negócio, mas mais difícil ainda é criar a identidade do mesmo.

Muitas vezes pensamos que iniciar uma empresa é apenas criar o nome e o logo, mas vai muito além! O que a empresa transmite como mensagem influencia muito na evolução da mesma.

Por exemplo, o slogan da Globo é “a gente se liga em você” que traz uma mensagem da importância que o telespectador tem para a rede. Ou seja, a Globo quer passar o conceito da sua marca, demonstrando que se importa e está “ligado” em você, tendo até mesmo um trocadilho com o fato de ligar a TV.

Já o Banco Itáu é representado pela frase “feito para você”, que tenta passar a imagem de que a empresa foi criada com o objetivo de agradar você, o cliente. Esse tipo de mensagem é importante para que o cliente consiga se sentir como parte da marca, ou seja, sentir que a marca realmente se importa com o que ele sente e pensa.

E é exatamente essa a função do branding, uma representação da marca como um todo, que vai desde a escolha do nome até a forma que ocorre a relação com seus clientes.

Se você quer saber mais sobre o que é branding e a importância para o seu negócio, continue lendo nosso texto!

O branding e sua importância para a empresa

É chamado de branding tudo que envolve a criação e desenvolvimento de uma marca. É ele que trabalha a mensagem e a impressão que o cliente terá através dos seus produtos ou serviços, o que faz toda a diferença na hora de comprar.

Um branding bem pensado te dá uma grande vantagem em cima de outras marcas concorrentes, afinal cria uma imagem que as pessoas conseguem simpatizar, fazendo seu produto ou serviço se tornar uma referência e, por consequência, se tornarem fiéis compradores.

Por exemplo, se você vai no mercado comprar um produto específico, como por exemplo leite condensado já vai tendo em mente uma marca: o Leite Moça. Por sinal, muitas pessoas chamam o leite condensado através do nome da própria submarca da Nestlé. O mesmo acontece com achocolatados, que normalmente são associados às marcas Toddy ou Nescau.

Isso acontece pois o branding das empresas foram pensadas para que essas se tornassem uma referência nacional quando falamos sobre certos produtos. Claro que esse processo é longo, não ocorre de um dia para o outro e exige muito trabalho e dedicação, entre todos os setores da empresa.

Uma marca pode ter um ótimo produto, investir em divulgação mas se não consegue ter um bom atendimento ao cliente, pode acabar não se destacando de forma positiva.

E é por isso que absolutamente tudo que envolva o uso da marca é relacionado com o branding e não deve apenas ser um slogan bonito para os clientes se identificarem, deve realmente ser a cultura que a empresa adota, dando a devida importância para os funcionários e investindo sempre em novos meios de melhorar, para que assim a empresa não consiga apenas passar a mensagem, mas sim conviva dentro dela.

Por fim, é através de um bom desenvolvimento do branding que uma marca consegue, ou não, atingir um cliente, para que ele entenda e sinta sua marca e deve ser muito trabalhado para conseguir atingir seus objetivos!

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Uma resposta

Os comentários estão desabilitados.

Veja também: