Como fazer gestão da diversidade?

Como fazer gestão da diversidade?

Ao passo que a sociedade vai evoluindo, atitudes discriminatórias nas empresas estão se tornando cada dia mais raras, graças às ações como a gestão da diversidade.

Atualmente, atitudes e atos racistas, lgbtfóbicas, machistas e outros tipos de descriminação estão sendo extirpadas do ambiente de trabalho de diferentes organizações, começando por ações de aprendizado, políticas de penalidade e, claro, a união.

No entanto, para que uma empresa promova a diversidade completamente, não basta contratar uma pessoa que faça parte de um grupo marginalizado ocasionalmente e deixar de abordar a pauta diariamente, como parte da cultura do ambiente.

Essa prática vai muito além de contratações, incluindo como as equipes são montadas, a comunicação estruturada, campanhas de inclusão e até mesmo a forma de lidar com clientes e demais interessados na marca.

Entenda nesse conteúdo o que é e o porquê a gestão da diversidade é tão importante, assim como garantir que esteja presente de verdade dentro da sua empresa. Continue a leitura.

O que é gestão da diversidade?

Apesar de ser uma novidade para muita gente e ser um termo até então desconhecido por algumas empresas, a gestão de diversidade foi citada pela primeira vez em 1990, nos Estados Unidos, por conta das grandes mudanças que a globalização causou no país.

Nesse período houve um grande aumento das mulheres no mercado e de pessoas de muitas etnias diferentes, gerando um maior contraste no ambiente de trabalho.

Como você pode imaginar, com tantas culturas misturadas e profissionais vivendo em diferentes momentos juntos, houve uma grande necessidade de gerir a multiplicidade, de forma que todos pudessem se sentir fazendo parte da equipe, sem distinção.

Não é novidade que durante muitas décadas o mercado de trabalho era composto por homens brancos e heterossexuais. Então, quando grupos minoritários começaram a ganhar mais oportunidades, tornou-se essencial garantir as diferenças.

A cada dia que passa as empresas estão entendendo que todas as pessoas merecem oportunidades e espaço no mercado de trabalho, acima de tudo com respeito e dignidade, que são seus direitos.

Como gerenciá-la?

Agora que você sabe um pouco mais sobre a gestão da diversidade, que tal aprender como começar a tornar o local mais diverso?

Comece pelos processos de recrutamento: ao abrir uma vaga e começar a fazer a análise dos currículos observe apenas o grau de conhecimento e preparo para a vaga, descartando preconceitos sobre cor de pele, religião, orientação sexual e mais.

Cultura da empresa: muito mais que proibir piadas de mal gosto e discriminação durante o expediente, comece a criar cartilhas, palestras e pequenos projetos sociais e de inclusão no empreendimento, assim como regras bem claras quanto a crimes de discriminação.

Monitore: saber exatamente quantos colaboradores são considerados de grupos minoritários, assim como acompanhar o crescimento e a oportunidade dessas pessoas, é essencial para saber se a organização está no caminho certo.

Converse com líderes: principalmente se a empresa for muito grande e você não poder comandar todos os processos seletivos e integração de novos colaboradores, deixe bem claro a postura que espera de seus líderes e chefes do RH.

Por que investir na diversidade?

Além de ser altamente necessário para tornar o mundo mais justo e com menos preconceito e demais tipos de discriminação, empreendimentos que focam na inclusão possuem vantagens competitivas, como maior inovação e criatividade.

Além disso, a atração de colaboradores talentosos e cheios de engajamento faz com que novos produtos, soluções e até mesmo processos possam ser criados com maior facilidade.

Ao saber mais sobre a gestão da diversidade, fica mais perceptível que ainda há necessidade de investir em treinamentos. Por falar nisso, continue por aqui e entenda porque a comunicação corporativa é tão importante.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Veja também: