Como gerenciar a carteira de clientes?

Como gerenciar a carteira de clientes?

A gestão da carteira de clientes é um dos mais importantes passos para que uma empresa alcance o sucesso em vendas.

Pode-se dizer que ela é o ponto de partida para o sucesso de todo empreendimento.

Para se obter sucesso em vendas é preciso planejamento, organização e estratégia, além de ações.

É preciso saber também que nem sempre quantidade é sinal de sucesso e mais importante que os números de clientes registrados é a forma como você gerencia o atendimento a eles, como os organiza e como mede suas oportunidades de vendas.

Continue lendo nosso post e saiba como gerenciar a carteira de clientes, bem como a sua importância.

O que é carteira de clientes?

A carteira consiste em um conjunto de dados de clientes que já compraram, que continuam comprando ou de possíveis compradores do seu produto ou serviço.

É por meio dessa carteira que é possível verificar o perfil e até mesmo acompanhar o histórico de cada um deles.

Como gerenciar a carteira de clientes da sua empresa?

Muito empreendedor se engana pensando que se deve investir somente nos clientes que estão comprando no momento.

Gerenciar sua carteira de clientes significa desenvolver de ações que atraiam os mesmos a pesquisar, cotar e comprar produtos e serviços do seu negócio.

Para isto, os vendedores devem ser criativos e precisam utilizar os diversos canais de comunicação com seus clientes apresentando novidades, que podem ser:

  • Apresentação de novos produtos;
  • Promoções especiais;
  • Entrega de cupons de descontos;
  • Visitas pessoais;
  • Ligações, envio de e-mails, mensagens sem ser inconveniente.

Criatividade e dinamismo, estas são as chaves para que o cliente não esqueça da sua empresa.

Clientes x vendedores

Treinar a equipe de vendas é fundamental para obter sucesso no atendimento aos clientes, e criar carteiras de acordo com características específicas do vendedor também é uma boa ideia para aumentar a qualidade dos contatos.

Para isso, é preciso averiguar especificidades e experiência que cada vendedor tem nos mais diversos segmentos.

Existem clientes, por exemplo, que exigem muita paciência por parte do vendedor, outros precisam de mais traquejo e firmeza nas negociações e um bom gestor sabe reconhecer o melhor profissional para cada tipo de situação.

Por isso, a carteira de clientes é dinâmica, ou seja, pode ser remanejada de acordo com características e necessidades.

Quem é responsável pela carteira de clientes?

Talvez você esteja se perguntando: afinal, quem gerencia a carteira, o gestor ou o vendedor? A resposta para sua pergunta é: ambos. Tanto o gestor como o vendedor devem cuidar da mesma.

Compete ao gestor acompanhá-la constantemente para saber das movimentações e estimular seus vendedores a cumprirem suas metas, e a orientá-los a cuidarem dos clientes que deixaram de comprar. Bem como ajudá-los na busca de novos clientes.

Além disto, a gerência deve apresentar as novidades, promoções e estratégias da empresa para a equipe de vendas, criando oportunidades de novos negócios e acompanhando o andamento de cada ação junto a carteira de clientes.

Muitas vezes menos é mais

Gerenciar uma carteira não quer dizer mantê-la cheia de contatos e nomes. Em muitos casos, de nada vale uma empresa ter uma infinidade de clientes mal atendidos.

Saber gerenciar a sua carteira de clientes é ter a consciência de que todos devem ser bem atendidos pela sua empresa, que ficarão satisfeitos com o seu atendimento e com a qualidade dos produtos e serviços oferecidos.

Lembre-se também que sobrecarregar um vendedor com uma lista grande de clientes para atender fará com que o atendimento não seja qualificado, fazendo com que ele se desmotive e naturalmente as vendas caiam.

Por isso, o sucesso para a sua carteira de clientes não está na quantidade deles e sim na forma de atendimento, de satisfação e de motivação de todos os envolvidos na negociação.

Se você gostou deste artigo, aproveite para ler sobre os principais erros durante a negociação de vendas.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Veja também: