Como medir os resultados do seu evento

Como medir os resultados do seu evento

Fazer melhorias constantes deveria ser uma meta de todas as pessoas, tanto pessoal, como profissionalmente, bem como das empresas. Afinal, tudo pode ser melhorado sempre.

Analisar ações que não conseguiram atingir seus objetivos, e aprimorá-las para tal, também deveria ser uma atitude constante na vida das pessoas e organizações.

Se tratando de eventos, a situação não muda. É necessário avaliar os pontos fracos para corrigir e os fortes para melhorá-los ainda mais.

No nosso post, vamos falar sobre como medir os resultados do seu evento. Fique atento!

Por que é necessário medir o resultado de um evento?

Para que um evento aconteça, existe toda uma programação prévia para que ele flua de forma organizada e com muita qualidade.

É necessário coordenar todas as atividades, juntamente com a equipe de colaboradores e fornecedores para que todos e tudo trabalhem dentro de uma mesma programação e com um mesmo propósito: o sucesso do evento.

Evidentemente que, depois de tanto empenho, é preciso saber se os objetivos foram alcançados, se valeu a pena e se tudo foi feito da forma correta.

Torna-se então, necessário, medir o resultado do seu evento para avaliar o que precisa ser mudado e o que pode ser mantido e o que ainda pode ser aprimorado.

Como medir os resultados do seu evento

É evidente que você precisará reunir a sua equipe de colaboradores para uma análise geral e, daí então, fazer a avaliação dos pontos fracos e positivos do evento.

Solicite para os envolvidos a opinião e sentimento deles em relação ao evento. Se a sua equipe ficou satisfeita, é bom sinal.

Mas, não se esqueça que a principal figura para avaliar o seu evento deve ser o seu público.

Pensando assim, crie pesquisas de satisfação, oferecendo oportunidades para que os participantes opinem, critiquem e avaliem o seu evento.

Além das dicas acima, existem ainda outras formas para que você possa fazer consiga medir os resultados do seu evento.

De olho na repercussão

Quer seja por meio das mídias sociais ou no famoso boca a boca, fique atento para o que falam sobre o seu evento, incluindo as curtidas, compartilhamentos e visualizações.

Mas, acima de tudo, atente e analise os comentários, tanto online como os pessoais que você ouve a respeito do evento. Este é o melhor feedback que você poderá ter.

Peça e meça retornos

A maioria dos eventos tem um convidado, quer seja um palestrante ou um artista, e um ponto importante é consultá-los e saber da satisfação final dele em relação ao evento.

Se o seu evento tiver patrocinador também ouça-o e avalie o seu parecer.

Ouça também seus fornecedores e contratados de maneira geral, e comemore se toda a equipe de profissionais contratados e parceiros sair satisfeita.

Você pode achar que não é mais que obrigação que cada um faça o seu trabalho, mas valorizar os pontos fortes, inclusive dos seus fornecedores, é uma forma muito eficiente de dar feedback.

Final positivo

É importante que você tenha em mente que ter um final positivo não quer dizer ter lucro, até porque existem eventos internos que não gerarão retorno financeiro.

Ter sucesso em um evento é ter o seu objetivo alcançado.

De qualquer forma, com certeza você tinha uma cota para investir e no final, o resultado positivo é concluir que usou o valor da melhor forma e que não ficou no prejuízo.

E então, você mede os resultados do seu evento? Quais os meios que você usa para fazer esta mesura? Deixe nos comentários.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Veja também: