Como Melhorar o Relacionamento Com Clientes Nas Mídias Sociais

Como Melhorar o Relacionamento Com Clientes Nas Mídias Sociais

Como melhorar o relacionamento com clientes nas mídias sociais?  Atualmente, é muito raro um cliente procurar o Serviço de Atendimento ao Consumidor, conhecido como SAC para reclamar, elogiar ou até mesmo para tirar dúvidas. Esse contato com a empresa normalmente é feito através das mídias sociais, seja pelo Facebook, Instagram ou até mesmo pelo Twitter.

A Internet, para a nova geração, é associada a agilidade, praticidade e eficiência. Por isso, é uma ótima opção para falar com uma empresa e obter uma resposta rápida. Além disso, os consumidores se sentem mais livres para se expressar e se comunicar através de ferramentas digitais.

Pensando nisso, as empresas têm usado as mídias sociais para estreitar seu relacionamentos com seus clientes, porém, certas atitudes podem tornar essa relação ainda mais fácil para você.

Nesse post, vamos falar exatamente sobre isso, dando dicas para que sua empresa melhore a relação com seus cliente nas mídias sociais, vamos lá?!

  • Demonstre interesse

É muito importante que você demonstre real preocupação com o problema do seu cliente, tendo a capacidade de se colocar no lugar dele e realmente se empenhar para resolver suas necessidades.

Muitas vezes o cliente acaba se sentindo ignorado e dispensável pela sua equipe, por isso é de extrema importância que você trabalhe para que faça o mesmo se sentir ouvido e compreendido.

Outro fator que ajuda muito no relacionamento com os cliente, é o tempo de resposta. Obviamente, quanto menos tempo demorar, melhor é. Mas isso não quer dizer que você precisa estar online 24 horas por dia.

O Facebook, por exemplo, dá uma previsão para o cliente de quanto tempo levará a resposta, o que faz com o cliente preveja quanto tempo deverá esperar.

Esse tipo de atendimento, rápido e compreensivo, faz com o que os níveis de satisfação aumentem e com que o cliente realmente se sinta importante para a sua empresa.

  • De importância para os comentários

Se você der uma olhada na página de qualquer empresa, sabe que é cheio de críticas e elogios e você precisa saber lidar com isso!

Não sei você, mas acho muito legal quando entro em uma página de uma empresa grande e os vejo respondendo vários comentários, para demonstrar que estão, sim, acompanhando a página e tentando aprimorar o relacionamento com os clientes.

Independe do comentário ser um elogio, uma crítica ou até mesmo uma pergunta é essencial que você responda de forma educada e simples. Claro que a maneira que você decide se comunicar é sua escolha, você pode ter uma abordagem mais engraçada e popular ou apenas responder de forma educada.

Tome cuidado com respostas prontas para não causar um efeito contrário ao que você deseja.

Além disso, é interessante que você esteja sempre por dentro das discussões que envolvem sua marca, engajando em outras conversas e interagindo com os possíveis clientes.

  • Seja profissional

No meu ponto de vista, esse é o conselho que abrange todos os outros: seja profissional nas suas respostas.

Ser profissional engloba muitos fatores, como não parar de responder o cliente no meio de conversa, checar sempre a grafia (nada mais feio que uma empresa escrever errado né?), tirar todas as dúvidas do cliente e sempre que possível, verificar se o problema foi realmente resolvido e se você poderia ajudar de outra forma.

Esperamos que com essas dicas você consiga aprimorar o relacionamento com os seus clientes nas  mídias sociais e, por consequência, seu relacionamento com os seus clientes. Se você gostou do post, não esqueça de comentar e de compartilhar com seus amigos!

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Veja também: