Como motivar uma equipe em home-office?

Como motivar uma equipe em home-office?

Antes da pandemia a equipe em home-office era uma tendência, com ela se tornou uma necessidade e atualmente é uma realidade mundial para as empresas e os profissionais.

Segundo o Oberlo, uma plataforma internacional de drop shipping, antes do período pandêmico havia 3,8 milhões de brasileiros que já trabalhavam no chamado sistema remoto. 

Os dados ainda apontam que em média 43% das empresas brasileiras aderiram a nova forma de trabalho e a tendência é que haja um crescimento em torno de 30% na modalidade home-office em 2021.

Diante desse cenário, houve uma transformação na forma de gerir e motivar as equipes, que agora estão online e não mais no ambiente corporativo. 

Quer saber como fazer isso? Continue a leitura.

Como manter a motivação da equipe em home-office?

De forma geral, possibilitar que o trabalhador exerça a sua função em casa é mais vantajoso financeiramente para a empresa e também para o colaborador, mas tem se tornado um grande desafio da liderança no sentido de manter a equipe motivada e unida.

Segundo uma pesquisa realizada pela Harvard Business Review, trabalhadores em home-office sentem-se menos motivados para desempenhar suas funções do que quando estão no escritório.

Veja como você pode engajar sua equipe:

Promova ações que integrem os membros 

Para manter a motivação, é preciso que o líder promova ações que proporcionem a todos os membros momentos de interação entre eles. 

Aposte nas ferramentas online para realizar rodas de conversa e grupos de discussão sobre temas variados, inclusive proporcionando oportunidades para eles poderem falar dos seus sentimentos em relação ao momento vivenciado e suas expectativas sobre o trabalho.

Diminua a burocracia

Como falamos, trabalhar com uma equipe em home-office transformou a forma de gerir e nesse momento é hora de rever e diminuir a burocracia dos processos.

A gestão precisa refletir sobre rotinas que eram adotadas no ambiente corporativo e que já não fazem mais sentido no trabalho remoto. 

É hora de confiar, dar autonomia e empoderar seus colaboradores. 

Integre os setores

Outra forma de motivar uma equipe em home-office é promover ações que unam os setores. 

Essa integração faz com que todos compreendam os objetivos da empresa e trabalhem em comunhão para eles serem alcançados.

Dê feedbacks

Criar a cultura do feedback será sempre essencial para motivar uma equipe em home-office ou no ambiente presencial. 

Como estamos falando de trabalhadores no sistema remoto, permita através de formulários online e conversas virtuais que eles deem opinião em relação às decisões da empresa ou do setor em que atuam.

Esses momentos de feedback podem ser uma oportunidade para você conversar aberta e individualmente sobre motivação, produtividade e expectativas com cada um dos integrantes da sua equipe em home-office.

Abandone o lado hierárquico 

A nova forma de gerir pessoas, quer seja trabalhando em home-office ou no presencial, praticamente elimina a figura hierárquica, destacando o papel do líder motivador.

Esse novo gestor possibilita que os integrantes do seu time experimentem e resolvam situações significativas no desempenho de suas tarefas. 

Seja empático

Esteja presente junto do seu colaborador e disponibilize-se para ajudar sempre que for necessário.

Procure compreender a desmotivação, medos, inseguranças e busque ajudá-lo para que ele adquira a confiança em si, na liderança e no time.

Agora que você sabe como motivar a sua equipe em home-office, que tal continuar no blog e conferir a importância da formação corporativa no pós-pandemia?

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Veja também: