Como Ser um Palestrante de Sucesso

Como Ser um Palestrante de Sucesso

As palavras deixam marcas tanto positivas como negativas para quem ouve.

A arte do falar exige responsabilidade e sabedoria, haja vista o impacto que as palavras causam no ser humano.

Palestras motivacionais são recursos valiosíssimos usados pelas empresas como fonte de estímulo para melhorar o rendimento dos funcionários e aumentar a autoestima individual de cada um.

No nosso post vamos falar sobre como ser um palestrante de sucesso e como usar a arte do falar para ajudar as empresas e as pessoas a alcançarem o objetivo desejado. Continue lendo!

A influência das palavras

O livro O Poder da Inteligência Social de Tony Buzan relata que em um experimento um grupo de idosos permaneceu por dez minutos ouvindo palavras desanimadoras e negativas em relação à velhice, enquanto outro grupo, também de idosos ouvia sons positivo, encorajadores.

Passado o tempo os grupos foram convidados a resolver uma série de problemas matemáticos.

O grupo que ouviu palavras negativas apresentou-se estressado diante do desafio e com alterações cardíacas.

Enquanto que as pessoas que ouviram palavras positivas realizaram as contas matemáticas sem stress.

Diante do fato, percebemos a força que a palavra tem e as mudanças que ela pode trazer para o ouvinte.

Portanto, se você deseja ser um palestrante de sucesso, precisa saber que suas palavras tem o poder de mudar o ponto de vista das pessoas. É de sua responsabilidade aprender a fazer o bom uso delas.

Alcançar o sucesso e cumprir com o objetivo

Se você é palestrante, mais que nunca deve haver da sua parte uma responsabilidade com o conteúdo, pois a partir dele você poderá mudar vidas e influenciar decisões.

Mas, não somente, as palavras fazem parte de uma boa palestra – seja ela motivacional ou não.

Existem alguns outros detalhes que compõem um conjunto que se bem observados farão de você um palestrante de sucesso.

Para uma boa palestra você precisa:

  • Chegue simples e humilde. Não há necessidade de contar tudo que você faz, quantas palestras você já fez. Prêmios e títulos que já recebeu se não for relevante para o assunto.
  • Apresente-se de maneira que o público consiga se identificar também. Começar sua apresentação, por exemplo, com: “sou do interior do Maranhão e estou agora morando na cidade maravilhosa onde me encontrei profissional e pessoalmente como muitos de vocês,” é uma conexão quase que perfeita.
  • Se a palavra como dissemos tem poder, a entonação com que ela é pronunciada é muito mais importante. Como você vai dizer para o seu público, por exemplo, que o poder de decisão está com ele de uma maneira apática?
  • Use palavras de fácil compreensão para todos. Só use palavras ou termos técnicos se o público for direcionado para tal assunto.
  • Tente retirar do seu vocabulário os vícios de linguagem: as expressões muito usadas e comuns como: né, tá, daí, entende, então, entre outros.
  • Evite expressões que não transmitam seguranças como: “eu acho que a grande sacada é repensar nossa fala e maneira de pensar.” A expressão eu acho deve ser utilizada apenas para expressão do seu ponto de vista pessoal e não em relação ao conteúdo da sua apresentação.
  • Um palestrante não deve manter as mãos no bolso, a não ser que seja para tirar um lenço mágico e fazer o público participar de um momento de descontração durante a palestra.
  • Não fique parado imóvel atrás do púlpito. A gesticulação ajuda a tornar mais dinâmica sua palestra.
  • É muito importante que você olhe nos olhos do público. Certamente isso é sinal de segurança da sua parte.
  • Procure não fugir do tema proposto e procure ser disciplinado e cumprir com tempo determinado para a exposição.
  • Momentos de descontração são bons, mas não faça piadas dúbias que possam soar preconceituosas.
  • Se você usa recursos audiovisuais, excelente, mas tenha um material de apoio, caso aconteça algum imprevisto, como por exemplo queda de energia ou problemas técnicos.

A consciência do que se está falando

Alguns dizem que falar bem é um dom, outros afirmam que é um aprendizado de acordo com a prática.

Para ser um palestrante acreditamos que você precise desenvolver uma capacidade que é dada a quase todos os seres humanos, que é a fala.

No entanto para ser um palestrante de sucesso você precisa ter a consciência do que está falando, porque afinal, você passa a ser um formador de ideias.

O palestrante de sucesso consciente precisa saber que ele pode influenciar em vidas e decisões importantes de pessoas e de empresas.

Saber o que fala e para quem fala é de fundamental importância para o seu sucesso e para o engrandecimento do ser humano com quem está falando.

Gostou? Compartilhe nosso post!

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Uma resposta

Os comentários estão desabilitados.

Veja também: