Como ser uma empresa inclusiva?

Como ser uma empresa inclusiva?

Tornar uma empresa inclusiva pode não ser uma missão fácil, mas é fundamental para o alinhamento de qualquer negócio ao cenário em que vivemos.

Pessoas negras, com deficiência, mulheres, membros da comunidade LGBTQIAP+ e diversos outros grupos estão cada vez mais presentes no mercado de trabalho, ganhando espaços dos quais foram excluídos por muito tempo.

Por outro lado, ainda é preciso avançar em diversos aspectos. Além de trazer essas pessoas para a equipe de colaboradores, também é preciso criar boas condições de trabalho, assumindo a diversidade e a inclusão como princípios do negócio.

Foi pensando nessas questões que preparamos este conteúdo, com 5 práticas que ajudarão a tornar a sua empresa inclusiva. Continue a leitura!

5 práticas para se tornar uma empresa inclusiva

Tornar-se uma empresa inclusiva exige ações cotidianas, que tragam a diversidade para as equipes e permitam que diferentes pessoas atuem em conjunto, em um ambiente de respeito e colaboração.

Afinal, não adianta colocar em prática o marketing de causa e não tomar atitudes que estejam alinhadas com as pautas defendidas.

Por isso, aqui vão 5 ações que podem ajudar o seu negócio a praticar a inclusão no cotidiano:

Mapeia a diversidade dos seus times 

Tudo começa com o autoconhecimento da empresa, ou seja, com ações que permitam entender se a diversidade e inclusão estão sendo colocadas em prática e se os colaboradores entendem e contribuem com essa cultura.

Além disso, também é importante identificar se o ambiente está preparado para receber pessoas diversas, de forma que elas sejam efetivamente incluídas.

Para isso, você pode conversar com os próprios colaboradores e realizar levantamentos sobre a percepção que eles apresentam a respeito desse tema.

Torne a inclusão parte da cultura organizacional 

A cultura organizacional é um dos pilares de qualquer negócio, já que ela é responsável por orientar a postura da empresa, da gestão e dos colaboradores em qualquer situação, desde as mais simples até as mais complexas.

Quando a inclusão faz parte desse conjunto de valores, objetivos e propósitos, esse princípio passa a ser a base de ações cotidianas, o que reflete no sentimento de pertencimento dos colaboradores e a sua adesão a essa postura.

Crie metas de diversidade e inclusão

Se o seu mapeamento mostrou que ainda é preciso investir em mais diversidade e buscar maneiras de tornar a empresa inclusiva, vale a pena estabelecer algumas metas para mudar esse cenário.

Afinal, um bom planejamento é fundamental para que qualquer objetivo do negócio se concretize, inclusive aqueles que dizem respeito à diversificação das equipes.

De início, por exemplo, é possível determinar um número de pessoas de grupos minoritários a serem contratadas, buscando atrair e reter esses talentos.

Implemente programas de diversidade e inclusão 

Para que esses valores se tornem realidade na rotina da empresa, pode ser interessante criar programas voltados ao incentivo da diversidade e da inclusão.

Alguns exemplos são a criação de comitês voltados para a discussão do assunto ou a oferta de programas de formação para as equipes, criando espaços nos quais os colaboradores aprendam mais sobre esse tema.

Dessa maneira, é possível evitar comportamentos preconceituosos e tornar o ambiente de trabalho um lugar seguro.

Estimule o crescimento desses colaboradores 

Um estudo realizado na Universidade de São Paulo (USP) mostrou que a chance de uma pessoa branca ocupar cargos de liderança é 58 vezes maior em comparação a uma pessoa não branca.

Assim, um passo importante para tornar a empresa inclusiva e transformar esse cenário é estimular o crescimento de pessoas LGBTQIAP+, negras, com deficiência e mulheres, de modo que esses grupos possam ocupar cargos de liderança e promover a inovação empresarial a partir das novas perspectivas que trazem consigo.

Para saber mais sobre inclusão no meio empresarial, continue por aqui e confira nosso conteúdo sobre como e por que promover a acessibilidade nas empresas!

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Veja também: