Cultura empresarial: como ela influencia nos seus resultados?

Cultura empresarial: como ela influencia nos seus resultados?

Cada povo, cada raça e até mesmo cada lugar tem a sua cultura e em uma empresa não é diferente.

As empresas, muitas vezes até sem saber ou perceber, vão formando sua cultura empresarial e vão criando o seu jeito de fazer e ser.

A cultura empresarial é a identidade da empresa, um espelho que mostra sua mentalidade e sua forma de agir.

Quer saber como a cultura empresarial influencia nos seus resultados? Este é o assunto do nosso post de hoje. Leia mais!

O que é cultura?

Para entendermos a cultura empresarial precisamos entender o que é cultura de uma forma geral.

Existem palavras que têm significados variados e a palavra cultura é uma delas. Podemos dizer, por exemplo, que uma determinada pessoa tem cultura quando queremos dizer que ela é culta.

Quando falamos da cultura de um povo, de um grupo, fala-se do conjunto de manifestações artísticas, sociais, linguísticas e comportamentais desse grupo. Como ele se apresenta e como é visto.

Podemos dizer, por exemplo, que a cultura do povo brasileiro foi iniciada a partir das culturas do povo português, dos indígenas e dos africanos. Mais tarde fomos influenciados pelas culturas dos imigrantes alemães, italianos, espanhóis, entre outros povos. E hoje o Brasil tem sua própria cultura.

E o que é cultura empresarial?

Com certeza você já ouviu falar na forma que o Google trata seus colaboradores.

É marca registrada da empresa a flexibilidade de horários, a diversidade, o conforto e o bem estar que oferece a todos.

O Google foi traçando sua cultura empresarial, criando comportamentos dentro da empresa, que o fazem reconhecido mundialmente pela inovação no quesito gestão de pessoas.

Com o exemplo do Google podemos dizer, então, que a cultura empresarial é o conjunto de hábitos e crenças, estabelecidos por meio de normas, valores, atitudes e expectativas que são compartilhados por todos os membros de uma organização.

Destacamos aqui que a crença a que se refere a definição acima não tem conotação religiosa e sim o colaborador acreditar naquilo que está fazendo.

Podemos dizer então que a cultura empresarial é um conjunto de crenças e valores criados pela organização.

A cultura na sua organização

Certamente dentro da sua empresa já existe uma cultura. Mas, comportamentos mudam a partir de novos conceitos e conhecimento.

E talvez você possa estar pensando que nunca poderá adaptar sua empresa para a forma de gestão usada pelo Google.

Isso é bom senso. Dependendo do segmento em que sua empresa atua, realmente ela não poderá, por exemplo, ter flexibilidade em horários. Muitos segmentos têm necessidade em estar disponível quando o cliente chama.

O importante é criar uma cultura empresarial e se for necessário ir adaptando, pois de nada adianta ter um conjunto de boas normas e convenções bonitas e não conseguir operacionalizar.

Cultura é comportamento. E comportamento se muda a partir de novos conhecimentos e com a evolução da empresa e do ser humano.  

Nos casos das pequenas empresas, o importante é seu colaborador estar consciente, interagir e colaborar com todos dentro da missão da empresa, dos valores e dos objetivos da sua organização.

Acidente da Samarco a parte, a verdade é que a cultura empresarial da Vale (Vale do Rio Doce), por exemplo, é: a vida em primeiro lugar, valorizar os que compõem o quadro de colaboradores da empresa, além da conscientização em cuidar do planeta.

É assim que a Vale se mostra e consegue por meio de exemplos, de normas comportamentais e regras conscientizar a todos a necessidade de hábitos de segurança.

Sabemos também que a empresa do Bill Gates, a Microsoft, já foi conhecida mundialmente como empresa malvada.

Outras empresas são reconhecidas como má pagadoras.

Isso quer dizer que a cultura empresarial vai além do ambiente interno, é a foto da carteira de identidade da sua empresa, é como a imagem dela foi construída.

Essa imagem se refere aos valores éticos, morais ou seja, do comportamento geral dela.

Porque a cultura empresarial influencia nos resultados

Sua empresa pode ser identificada, por exemplo, pela seriedade com que cumpre seus compromissos de qualquer ordem. Isso fará seu colaborador ser confiante na empresa e agir com segurança em nome dela.

Sua empresa pode ter a cultura do pensar coletivo, afinal um só faz pouco. Muitos pensando fazem mais e melhor. Infelizmente ainda é cultura somente o líder tomar as grandes decisões em algumas organizações.

Uma boa cultura empresarial vai motivar seus colaboradores, fazendo com que eles cresçam juntamente com a sua empresa, uma vez que ela vai transformar o ambiente, proporcionando mais empenho, objetividade e sintonia entre todos.

Se gostou do nosso post, acesse nosso blog e leia outros artigos.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Veja também: