Customer Centric: seu cliente em primeiro lugar

Customer Centric: seu cliente em primeiro lugar

Há muito tempo Saint Exupery, autor do livro O Pequeno Príncipe, praticamente imortalizou  a famosa frase: Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas.

E, apesar do livro tratar da amizade entre um aviador perdido num deserto e um simpático e tagarela príncipe ainda criança, a frase deveria ser muito bem aplicada no mundo dos negócios.

É comum observar empresas não medindo esforços para vender seus produtos, ou para chegar no consumidor final, mas também, muitas delas pecam por não usarem de estratégias para cativar o cliente.

No nosso post, falaremos de como muitas das grandes empresas e marcas estão usando das estratégias do Customer Centric para mostrar aos seus consumidores que eles sempre estão em primeiro lugar. Leia mais!

Conhecendo o Customer Centric

Pode ser que você ainda não tenha ouvido falar do Customer Centric, mas certamente já ouviu a famosa frase: o cliente sempre em primeiro lugar, não é mesmo?

E é exatamente essa a orientação para que uma empresa passe a ser Customer Centric.

No entanto, partindo da frase de Exupery, cativar é diferente de conquistar e mais do que nunca, hoje, consumidores ou clientes devem ser cativados.

Em tempos modernos e de comunicação globalizada, os costumes e as necessidades dos consumidores também evoluíram.

Os consumidores do século XXI são mais exigentes, seletivos e conscientes ao comprar ou contratar um serviço e o Customer Centric vem mostrar uma nova maneira de fazer negócios.

O Customer Centric é uma forma de mostrar para o seu cliente que ele sempre é o foco antes, durante e após a negociação.

As estratégias do Customer Centric

Para ser uma empresa Customer Centric, precisa-se ir muito além do simples oferecer um bom produto.

É imprescindível envolver e focar o cliente de tal forma que ele vivencie uma experiência juntamente com a sua empresa de extrema satisfação.

Essa experiência deve ser de relação, onde ele realmente se sinta parte da empresa e não apenas visto como cliente, ou consumidor final.

Dessa forma as estratégias do Customer Centric são focadas para:

  • Promover a satisfação completa do seu cliente;
  • Assegurar a fidelidade dele para com a sua marca ou produto;
  • Certeza de que ele voltará a procurar a empresa para novas compras, consequentemente garantia de novas vendas.

Mas, para ser uma empresa Customer Centric, culturas precisam ser revistas e mudanças precisam acontecer.

Como ser uma empresa Customer Centric

Pesquisas apontam que as empresas Customer Centric têm uma lucratividade até de 60% maior do que as empresas que não focam no seu cliente.

E como fazer para que sua empresa seja uma Customer Centric?

Nos parágrafos acima mencionamos que a estratégia do Customer Centric é manter o foco no cliente.

Para focar no cliente as empresas precisam iniciar alguns programas para conhecer melhor o perfil da sua clientela.

E para conhecer o perfil deles alguns pontos precisam ser levados em consideração:

  • É preciso compreender e avaliar o comportamento e a atitude do cliente, conhecendo-o a fundo;
  • Estudar a necessidade e os desejos do cliente e promover estratégias para atendê-lo;
  • Imprescindível organizar, se for necessária, a mudança cultural da empresa.

Use da diversidade ou da multiplicidade de produtos ou serviços, assim, você estende a possibilidade em atender mais e melhor o seu cliente.

No quesito diversidade, e como exemplo de Customer Centric, usamos a Amazon como referência: praticamente a cada ano, o serviço insere no mínimo um novo produto para atender e satisfazer o seu cliente nas mais variadas necessidades.

Seu cliente sempre em primeiro lugar

Uma empresa Customer Centric ouve o seu cliente.

Cada vez mais é necessário através de um diálogo, obter um feedback do seu cliente em relação tanto a sua satisfação ou alguma reclamação em relação ao produto ou serviço prestado por parte da sua empresa.

Para ouvir e falar com seu cliente é preciso que a comunicação da sua empresa seja personalizada, não utilize o mesmo método de comunicação para todos e para isso, é preciso conhecer o perfil de cada um.

Saber reconhecer a lealdade de seus clientes também é um fator importante. Articule jogadas de marketing e recompense-o.

Por último, não esqueça que um cliente consolidado e cativado é a parte mais importante da sua empresa, pois ele voltará a fazer novos negócios e será um divulgador da sua marca.

Se você gostou do nosso post e se interessa em saber mais sobre como melhorar as vendas da sua empresa, leia também sobre as vantagens em treinar sua equipe de vendas no nosso blog.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Veja também: