Desenvolvimento de talentos: a responsabilidade também é da sua empresa

Desenvolvimento de talentos: a responsabilidade também é da sua empresa

Há muito se fala que por mais moderna e bem equipada que seja uma organização, o seu diferencial sempre estará nas pessoas que compõem a sua equipe de colaboradores.

Apesar da necessidade de uma liderança, hoje as empresas de sucesso deixaram de se organizar de forma hierárquica e estão se transformando em equipes onde todos juntos trabalham e aprendem.

Mais do que nunca é preciso investir na gestão do capital humano da empresa, pois só dessa forma será possível desenvolver os talentos e construir uma aprendizagem.

O desenvolvimento de talentos é também uma responsabilidade da sua empresa. Ficou interessado em como fazer para ajudar seus colaboradores e toda sua equipe? Leia mais!

Pensando e trabalhando em equipe

Quando falamos em organização ou empresa sempre nos remetemos a uma equipe de colaboradores, afinal, todas as pessoas que nela trabalham deveriam ter os mesmos propósitos: o sucesso da empresa e o sucesso individual de cada membro que dela faz parte.

 

E uma equipe sincronizada se ajuda mutuamente para que todos consigam atingir seus resultados de forma mais efetiva e rápida.

 

Poderíamos dizer ainda que uma equipe engajada apresentará um resultado maior e melhor.

Mas, para isso, cada um precisa dar e fazer o melhor de si e para isso é preciso desenvolver o talento individualmente de cada membro do grupo.

É preciso saber onde está o talento de cada membro de uma equipe, para que todos reunidos, resultem em benefício para a empresa e, consequentemente, no sucesso profissional de todos e do negócio.

E como trabalhar em equipe e ajudar a desenvolver o talento individual de cada colaborador?

Produzir em equipe observando o individual

Um bom líder hoje precisa estimular sua equipe para trabalhar sempre motivada, mas também precisa observar o talento individual de cada membro do grupo e nele investir.

Somos seres diferentes um do outro, cada um com uma forma de pensar e agir e também com suas habilidades e talentos.

Você pode ter em sua equipe, por exemplo, um exímio desenvolvedor de sistemas, mas que não tem habilidade alguma para designar e coordenar equipes.

E nessa hora que compete ao líder respeitar as limitações de cada um e enaltecer suas potencialidades, ajudando-o cada vez mais naquilo que ele já se destaca.

Isso é desenvolver e investir no talento.

É necessário respeitar e aproveitar os talentos de cada um

É natural e é necessário que existam as diferenças entre as pessoas. Imagine se todos tivessem talento para cozinhar e não para empreender, por exemplo.

Cada pessoa tem seus interesses e é neles que se deve investir e respeitar.

Mais que comum, as empresas contar com equipes que são compostas por pessoas que pensam, que vêem, que criam e sentem diferente um do outro.

Dessa forma, é de extrema urgência que cada líder invista em gestão e liderança de pessoas, para aprender com cada uma delas, compreender e aproveitar o talento de cada um.

Só tome cuidado: não estamos falando em ser conformista e achar que tudo está ótimo do jeito que está. As pessoas, principalmente dentro de uma empresa, precisam ser potencializadas e cobradas por resultados.

Mas, é importante que elas se sintam confortáveis para aprimorar suas habilidades e buscar resultados em conjuntos cada vez melhores.

Desenvolver pessoas: o passo mais importante

Precisamos atentar que para desenvolver um talento observado na pessoa, primeiramente é preciso investir nela, como ser individual que é.

Respeitar e trabalhar com as limitações de cada um é meio caminho andado para que os talentos sejam mostrados de forma natural e produtiva e que possam ser cada vez mais e melhor desenvolvidos.

É preciso entender que todos têm características e aptidões diferentes e que em uma equipe um precisa do talento do outro para que o resultado seja o melhor sempre.

Desenvolvimento de talento é reconhecer e saber trabalhar com as diferenças, com as dificuldades e acima de tudo investir nas habilidades de cada um, reconhecendo-se necessitados um do talento do outro, pois como diz o imortal Michael Jordan: o talento vence jogos, mas só o trabalho em equipe ganha campeonatos.

Se você gostou do nosso post, leia também os 5 erros de líderes na gestão de pessoas.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Veja também: