Fazendo a metodologia squad funcionar

Fazendo a metodologia squad funcionar

Com o avanço das relações humanas, principalmente de trabalho, burocracia e hierarquia, processos longos tornam-se cada vez mais obsoletos. É aí que entra a metodologia squad.

Atualmente, está cada vez mais difícil encontrar empresas repletas de salas e separações entre as mesas, assim como a comunicação unilateral, onde os times tendem a ouvir os gestores sem poderem opinar ou mudar como algumas tarefas são feitas.

Com a união sendo mais comum entre as equipes, é mais fácil encontrar empreendimentos com grandes mesas em que as pessoas sentam-se perto, trocam ideias, conversam e mantém a relação entre todos mais igual e sem perder o respeito pelos outros e o poder do líder.

No entanto, será que trabalhar dessa forma realmente funciona para todas as empresas, sem perder o foco, os prazos e a cultura da organização e seus valores? 

Para tirar esse medo e garantir esse modelo de trabalho, a metodologia squad permite que empresas trabalhem mais unidas, sem abdicar da qualidade. Confira o artigo e saiba como fazê-la funcionar, seja qual for o nicho da sua organização.

O que é squad?

Muito comum em startups e agências de publicidade e comunicação, essa prática de trabalho caracteriza-se pela criação de equipes multidisciplinares, com um objetivo em comum. Seja, por exemplo, criar um site e desenvolver um aplicativo ou diminuir o desperdício no ambiente.

Com especialistas de diferentes áreas do conhecimento, como vendas, divulgação, gestão de projetos, atendimento ao cliente e até mesmo os recursos humanos, torna-se mais rápida e completa a criação de propostas, metodologias e até mesmo produtos.

Uma das principais características dessa técnica é a maior rapidez para concluir os planos, já que em vez de separar apenas a área de marketing para criar alguma solução, unem-se pessoas com diferentes visões na empresa e no mercado.

Quais são as principais vantagens dessa metodologia?

Como você deve imaginar, a metodologia squad é repleta de vantagens, por isso está em alta. Um de seus principais benefícios é a organização e a velocidade de resolução, assim como a união entre diferentes setores, beneficiando todo o empreendimento.

Com diferentes conhecimentos juntos e em tempo real, as pessoas conseguem trabalhar melhor e as chances de alterações, erros e demais gargalos da produção ficam menores. Nesse caminho, a autonomia e comunicação são melhoradas.

Além disso, soluções criadas por esse método são mais completas, pois diferentes setores estarão envolvidos e podem superar as expectativas colocadas pelos clientes e terem mais sucesso perante a concorrência, por exemplo.

3 passos para aplicá-la

Agora que você sabe o que é, e entendeu o motivo da metodologia squad ser tão importante, confira três passos para fazer com que ela funcione dentro da sua empresa.

Defina o objetivo

Antes de unir pessoas de determinadas equipes para um objetivo comum, é preciso primeiro definir o que você quer conseguir. Seja a criação de alguma solução ou o desenvolvimento de um produto, delimite um objeto.

Depois disso, é muito importante analisar quais profissionais serão os responsáveis por tornar o novo projeto um sucesso e quais competências podem ser importantes para agregar nesse novo esforço.

Separe seu time

Após definir quais competências são mais importantes para seu objetivo, é hora de falar com suas equipes e escolher quais pessoas serão as participantes desse novo grupo de trabalho.

Dependendo do tamanho da empresa, em um mesmo setor podem ter muitos colaboradores que realizam a mesma ação, sendo importante analisar com cuidado qual delas seria o mais indicado para formar o squad.

Monte seu squad e mensure

Agora que você separou os trabalhadores, é hora de montar a equipe e manter todos informados sobre o que se espera, assim como o conhecimento de cada um, para poderem se organizar e trabalharem corretamente juntos.

Depois disso, é hora de mensurar os resultados e analisar se essa nova forma de trabalhar atinge os objetivos.

Já pensou usar a metodologia squad na sua organização? Aproveite para ficar por dentro das novidades desse universo e continue em nosso blog, lendo sobre como motivar uma equipe em home-office.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Veja também: