Flow: o que é e como alcançar

Flow: o que é e como alcançar

É sabido que uma boa parte da existência de um ser humano ele passa trabalhando. O grande desafio dos profissionais do século XXI é amar o que se faz e trabalhar naquilo que satisfaz.

Ainda no século passado, ou nos anos 90, aparece a psicologia positiva mostrando mais amplamente a inesgotável capacidade da mente humana e seu poder proporcionando um viver com mais sentido.

Reconhecer o que você gosta de fazer e se entregar verdadeiramente de corpo e alma a sua atividade profissional é também um novo conceito profissional, chamado de flow.

Se interessou? Nesse post falaremos o que é flow e como alcançá-lo. Continue lendo!

Mente e corpo sintonizados

O estado de flow sempre existiu, mas só nos anos 90 é que passou a ser estudado mais profundamente e hoje ganhou espaço e vez entre todos os profissionais, dentro e fora da psicologia.

Foi o professor húngaro Mihaly Csikszentmihalyi, PHD pela universidade de Chicago, que começou a pesquisar e estudar sobre produtividade e felicidade.

Em um dos seus métodos de pesquisa, Mihaly mandava torpedos para os pager dos voluntários perguntando o que eles estavam fazendo e como se sentiam.

Participaram como voluntários músicos, poetas e atletas, entre outros, e a partir das respostas e análise das mesmas, Mihaly conceitua o estado de flow como mente e corpo em perfeita sintonia.

O que é flow

Provavelmente você já experimentou o estado de flow sem perceber.

Atingir o fluxo ou deixar fluir é quando a pessoa se encontra completamente concentrada, envolvida e absorta na tarefa que está executando sendo tomada por uma agradável sensação.

Afirma-se que Ayrton Senna descreveu de maneira comovente um estado de fluxo em 1988 no grande prêmio de Mônaco, mostrando concentração, prazer e entrega total no que estava fazendo naquele momento.

 “De repente, eu era quase dois segundos mais rápido do que todo mundo, inclusive do que o meu companheiro de equipe com o mesmo carro. Então eu percebi que não estava dirigindo o carro conscientemente. Eu estava dirigindo por instinto, enquanto eu mesmo estava em outra dimensão. Era como se eu estivesse em um túnel.” (Ayrton Senna)

Como alcançar o estado de flow na empresa

Flow significa fluir por isso é chamado de estado de fluxo ou experiência de fluxo, e para alcançá-lo você precisa estar totalmente imerso no que está fazendo.

Significa colocar as emoções a serviço do rendimento, do trabalho e do aprendizado.

Para chegar a esse estado você precisa de um exercício de autoconhecimento:

  • Você precisa reconhecer o seu verdadeiro talento. – Descobrir e perceber o que realmente você tem prazer em fazer.
  • Você precisa sentir satisfação em praticar esta habilidade – e esta sensação é fácil de ser percebida, basta você se analisar ao final da tarefa.
  • Precisa saber qual o significado que tem para você desempenhar este talento. O que você faz precisa dar um sentido a sua vida.

Características de quem alcança o flow

Estar em flow é não perceber o tempo passar enquanto está desempenhando a atividade quer seja profissional ou não.

Nesse estado a pessoa está em um alto poder de concentração e se alguém tenta falar com ela, provavelmente receberá resmungos ou monossílabos como resposta e muito provável que depois não lembrará da conversa.

O estado de fluxo desperta no profissional o desejo de fazer o máximo e o melhor.

As pessoas em flow tem a capacidade de elevar o seu poder de criar e produzir.

O profissional só será feliz quando conseguir aliar ao seu trabalho algo que dê prazer e consequentemente a sua vida.

Estimular o flow na empresa

Sendo você empresário, certamente deverá contribuir para que seus colaboradores aproveitem o tempo deles com as atividades que lhes possam levar ao flow, uma vez que se tornarão mais criativos, concentrados e produtivos.

Para isso, um exercício de conhecer bem e melhor cada um dos seus funcionários é fundamental.

Descobrir seus talentos e estimular o que cada um pode fazer com satisfação dentro da empresa.

Aproveitar mais o tempo deles e o seu nas atividades que se ama fazer é o segredo e o caminho para o flow e para o sucesso.

Compartilhe nosso post com um amigo para que ele descubra o estado de flow.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Veja também: