Como vencer o medo de falar em público com Gabriel Oliveira

Como vencer o medo de falar em público com Gabriel Oliveira

Mais um post com convidados e palestrantes da PSIU Educação Corporativa.

Hoje vamos conversar um pouco mais com Gabriel Oliveira, falando sobre a importância da oratória e como vencer o medo de falar em público. Continue lendo!

Quem é Gabriel Oliveira?

Gabriel Oliveira é empresário, professor, especialista em Comunicação Persuasiva e Oratória, Analista Comportamental e Coach de Desenvolvimento de Carreira.

Ministra cursos de oratória online e já ajudou mais de 1000 alunos. Trabalha com equipes de vendas ou pessoas interessadas em aprimorar sua oratória.

Com 22 anos, Gabriel largou seu emprego em uma grande indústria do país para se dedicar ao empreendedorismo. Em dois anos, fundou 4 empresas.

É especializado em Comunicação Eficaz que consiste na oratória, persuasão e mentalidade positiva.

Se você quer conhecer mais de seu trabalho, não deixe de conferir seu canal no Youtube e sua página no Facebook!

Qual a importância da oratória em um contexto pessoal e profissional?

Gabriel Oliveira – Importância máxima, em uma escala de 0 a 10, eu daria 10 para a oratória em ambos contextos.

Eu acredito haver uma ponte entre você e os seus sonhos, e essa ponte passa pela oratória persuasiva. Sem ela você não consegue atingir os mais altos patamares.

Sou um entusiasta do ensino da oratória, penso que com ela, o pobre pode se tornar rico, o feio pode se tornar bonito, o simples funcionário pode se tornar presidente.

E o jogo da oratória perpassa por muito esforço, leitura de qualidade, mas sobretudo a gestão das emoções, sem dúvida quem domina bem essa arte de influenciar pessoas, possui capacidade de atingir uma qualidade ímpar na sua vida profissional e pessoal.

A nossa comunicação não se dá apenas de forma oral ou escrita, o que chamamos de comunicação verbal, ela acontece de forma não menos importante também através de gestos, olhares, tom de voz, sinais paralinguísticos, organização espacial, mímica e postura corporal.

Isso tudo compõe quem somos, enquanto comunicadores, somos o somatório entre o conteúdo que expomos e a forma que o expressamos. É necessário haver um equilíbrio entre essas duas partes, para que ambas tenham o seu valor máximo.

Como vencer o medo de falar em público?

Gabriel Oliveira – O medo é a manifestação daquilo que damos profunda importância, é sempre maquiado de boa intenções.

Nesse caso, ter medo de falar em público é encorajado pelo senso de autopreservação de algo que somos muito ensinados a estimar, a nossa reputação, que maquiavelicamente tem por base a opinião dos outros.

Como perder o medo de falar em público é uma questão que movimenta milhões todos os anos, porque somos ensinados automaticamente a ter medo, e admirar os que conseguem superar essa barreira com sucesso, os que falham em tentar, nós pensamos que ridicularizar é o que resta, claro, pensando no senso comum de pessoas pouco evoluídas.

O ponto máximo então é: domine a sua mente! Governe e ponha guarda em sua mente para que ela não seja um subproduto daquilo que as pessoas possam pensar a seu respeito.

Aliado a essa gestão, dê o seu máximo na preparação de um conteúdo realmente valoroso para aquela audiência para o qual você falará.

Quais as melhores práticas para falar em público?

Gabriel Oliveira – Vou destacar duas.

A melhor de todas as práticas para mim é a modelagem, para chegar a um nível de excelência na oratória e apresentações em público, você deve buscar fazer uma lista de no mínimo 5 pessoas que você admira muito na oratória, então, você precisa não exatamente copiar suas palavras, mas sim a sua linguagem não verbal, os seus sinais, a maneira como gesticula, a maneira como posiciona os ombros, sua respiração, seu grau de energia e como modula os tons vocais.

No começo vai parecer meio forçado imitar essas características físicas, e parecerá uma “salada de frutas” da performance, mas garanto, ao passo que você pratica, isso se tornará natural e você estará de forma autêntica falando no mesmo nível de oratória que as pessoas que te inspiram.

A segunda técnica é a coerência entre aquilo que você expressa com a forma que você expressa, não adianta falar de entusiasmo e motivação, quando seu tom de voz está muito baixo, ou seu grau de energia não estão de acordo.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Veja também: