Gameficação em eventos: como ter participantes mais engajados

Gameficação em eventos: como ter participantes mais engajados

Há milhares de anos que os jogos atraem e divertem as pessoas em todos os lugares do mundo.

Por isso, eles passaram a ser muito usados em diversos segmentos, como a educação, objetivando maior participação e melhor aprendizado.

Os jogos existem das mais variadas formas e tipos como os esportivos, os de cartas, tabuleiro, a grande febre do video game e os modernos jogos digitais muitas vezes aliados à realidade aumentada.

Nesse universo de jogos você já ouviu falar sobre gameficação em eventos?

Se a pergunta lhe deixou interessado, continue lendo nosso post, pois aqui você vai saber o que é gameficação, como ela pode ser usada em eventos e como premiar os participantes mais engajados.

Entenda o que é gameficação

Também chamada de gamefication, a gameficação é uma estratégia de interação por meio de games.

Ou, de uma forma mais simples, gameficação é a utilização de jogos para promover e engajar as pessoas e pode ser usada de várias formas.

Muito se fala que a internet mudou o perfil dos consumidores, e hoje todos eles são seduzidos pela informação e por novidades.

Temos certeza que você já baixou algum aplicativo que lhe premiava com um desconto, por exemplo, por acessá-lo todos os dias por um determinado tempo.

Isso é gameficação! E ela chegou com tudo no mundo corporativo, pois se constitui em uma excelente estratégia de interação e engajamento entre as pessoas e as empresas.

A gameficação nos eventos

Entendendo o seu conceito, podemos dizer que a gameficação é uma forte e impactante tendência do marketing digital e os eventos não ficaram de fora dessa onda.

Então, na prática, podemos dizer que:

  • A gameficação em um evento consiste em uma estratégia de interação entre a empresa promotora e os participantes;
  • Ela vai proporcionar que seus organizadores ofereçam e estimulem, de forma natural e descontraída a realização de atividades programadas em troca de recompensas ou premiações.

Conscientes dessa realidade, muitos promotores de evento já aderiram às estratégias de gameficação em suas programações.

Como programar a gameficação em um evento

A gameficação em um evento, além da descontração, também é uma forma de comunicação para que a empresa mostre sua marca ou seu serviço por meio de games.

Por isso, a programação antecipada e organizada dessas atividades é necessária e importante para que ela realmente atinja o objetivo.

A criatividade faz com que as alternativas de ações para atingir esse objetivo sejam das mais variadas e entre elas citamos:

  • As conhecidas gincanas que fazem a sua marca prevalecer e aparecer nas tarefas;
  • Lançar desafios para os participantes envolvendo seu produto ou marca, como compartilhar algo nas redes sociais com alguma hashtag;
  • Se a estrutura do evento permitir jogos simultâneos em redes sociais são uma boa pedida, ou simplesmente jogos interativos, como os esportivos;
  • Concursos e jogos de perguntas e respostas;
  • Premiações para os participantes que mais postarem tweets com a hashtag do evento;
  • Os famosos caças ao tesouro, usando a sua marca, será de grande interesse e criatividade.

Algumas empresas apostam e inovam oferecendo jogos feitos exclusivamente para uma marca ou produto, se constituindo na grande novidade do evento.

Sobre os resultados

Lembre-se que é importante que os resultados sejam divulgados para todos os participantes quer seja no local do evento, ou após o mesmo por meio das mídias sociais.

É igualmente importante avaliar os resultados obtidos por meio da gameficação, verficando e analisando o grau de eficácia das metodologias usadas e os resultados de satisfação obtidos.

E lembre-se que, se usada de forma coerente e correta, a gamificação só vai ajudar no sucesso do seu evento e fazer com que os participantes fiquem curiosos e atentos para participarem do próximo e interagirem com os games e premiações.

Agora que você já sabe como usar a gameficação no seu evento, que tal aprender como automatizar a produção dele? Leia nosso post!

LEIA TAMBÉM
3 Fatores Para Um Evento Memorável

Tudo o que você precisa saber sobre certificação de eventos

Eventos de relacionamentos são destaques em época de crise

10 dicas para organizar um evento corporativo

 

 

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Veja também: