Impactos do turnover nas empresas

Impactos do turnover nas empresas

O turnover nas empresas é um sério problema enfrentado pela área de Recursos Humanos. 

Essa palavra inglesa significa rotatividade e é medida a partir da contagem da entrada e saída de colaboradores de uma organização em determinado tempo.

O problema ocorre quando o volume de demissões é muito alto, o que obriga a equipe responsável a buscar novos profissionais no mercado, uma tarefa complexa e que demanda tempo e custos.

Nesse post vamos avaliar os impactos do turnover nas empresas e o que precisa ser feito para diminuir a rotatividade de colaboradores. Continue lendo e confira!

Por que ocorre o turnover?

São diversos os motivos que levam uma empresa a apresentar altas taxas de turnover que, normalmente, estão associadas a insatisfação dos colaboradores. 

São elas:

  • falta de treinamentos e capacitação,
  • baixos salários,
  • ausência de benefícios,
  • más condições de trabalho,
  • desmotivação,
  • insatisfação com as tarefas,
  • má gestão,
  • assédio sexual,
  • assédio moral,
  • etc.

Também contribuem para o problema o aquecimento do mercado e a busca por profissionais, onde oportunidades que oferecem maiores atrativos chamam a atenção.

Outro fator que colabora para o alto índice de turnover nas empresas está na contratação de funcionários que não se adaptam e precisam ser substituídos.

Observar esses números e tomar providências para a diminuição do turnover é uma excelente ideia. 

Os problemas internos que criam essas condições são mais fáceis de serem resolvidos do que os resultados gerados em função dessa rotatividade.

Quais são os impactos do turnover nas empresas?

Os impactos do turnover nas empresas podem trazer sérios prejuízos à operação, dentre os quais merecem destaques:

Queda da produtividade

A saída de funcionários gera a queda da produtividade, uma vez que as tarefas que lhes competiam são repassadas a outros profissionais que acumularão serviços.

Isso leva naturalmente a queda da qualidade e produtividade em função do acúmulo de tarefas e a uma situação estressante na empresa, pelo menos até que substitutos sejam contratados, treinados e estejam disponíveis para o trabalho.

Custos com encargos trabalhistas

Nos casos onde o processo de saída do funcionário se deu pela demissão (exceto na justa causa), a empresa terá que arcar com os encargos trabalhistas, causando despesas extras para a corporação.

Na maioria das vezes, as demissões, nesse caso, se dão em função da má contratação, onde os devidos cuidados não foram tomados e o funcionário não se adaptou ao ambiente ou as tarefas.

Problemas na gestão de recursos humanos

A saída de funcionários acaba criando problemas na gestão de recursos humanos, pois a pressão para a substituição pode diminuir a qualidade da contratação e gera situações desagradáveis para os gestores que precisam conviver com a falta de pessoal.

A situação se agrava quando o turnover é alto nas áreas estratégicas, onde a qualidade profissional é altamente valorizada pelos clientes.

Piora no clima organizacional

Os altos índices de turnover nas empresas acabam provocando uma piora no clima organizacional em função da desmotivação da equipe.

A insegurança aliada a um clima de descontentamento influencia os demais funcionários, causando a queda da qualidade das tarefas, com a perda de foco e baixa na produtividade.

Desgaste da imagem da empresa

Outro sério problema ocorre no desgaste da imagem da empresa, onde o turnover passa a ser percebido por clientes, fornecedores e pela sociedade.

Empresas que não retêm seus funcionários não são vistas como estáveis, consequentemente acabam sendo evitadas por muitas pessoas.

O que fazer para diminuir os impactos do turnover nas empresas?

Se sua empresa possui um alto turnover é importante descobrir quais os motivos para essa situação.

A partir da sua identificação são necessárias ações que modifiquem o quadro atual.

Alguns pontos podem ser desenvolvidos imediatamente para reverter a situação, como:

  • ofereça e incentive formação e capacitação. Seja capacitação interna ou externa. Equipe treinada é equipe motivada e feliz,
  • conversar com os líderes para uma avaliação do pessoal em termos motivacionais,
  • fazer uma pesquisa de mercado a respeito de salários e benefícios oferecidos,
  • combater o assédio sexual e moral de maneira firme,
  • criar programas motivacionais, melhorando o nível de comunicação interna,
  • alinhar com a área de Recursos Humanos ações para a retenção de pessoal.

Agora que você conhece sobre os impactos do turnover nas empresas, leia também nosso post que mostra como montar uma equipe de vencedores!

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Veja também: