Importância da cultura organizacional: por que se preocupar?

Importância da cultura organizacional: por que se preocupar?

Não se fala tanto da importância da cultura organizacional como deveria na maioria das empresas, o que é preocupante.

Responsável por transformar o espírito organizacional e ter o poder de tornar as equipes mais unidas e satisfeitas, também permite melhorias na produtividade e na menor rotatividade de pessoas.

A importância da cultura organizacional é muito grande, tanto para quem está na empresa quanto para o mercado em si e os clientes, que se sentem mais representados. Perceba que ela é completa e pode trazer inúmeras melhorias em diversos aspectos.

Necessária para todas as organizações, desde as pequenas até as multinacionais, assim como as que entraram agora para o mercado até as mais antigas, ela pode ser aquela cereja do bolo para o sucesso das organizações.

De fato, números, resultados e lucro são pilares de todas as empresas, que infelizmente por isso deixam de se preocupar com questões como essa, que apesar de serem subjetivas em um primeiro momento, podem afetar esses fatores a longo prazo.

Entenda mais neste conteúdo sobre o que é, a importância da cultura organizacional e como ter uma boa em sua marca. Continue a leitura e descubra mais sobre esse novo mundo.

O que é cultura organizacional?

Esse termo é considerado um grande compilado da empresa, já que comporta ações, leis, diretrizes, comportamentos de cada colaborador, crenças, valores éticos e morais e até mesmo as políticas, tanto internas quanto externas.

Pode ser definida como a forma que o empreendimento toma decisões e trata seus colaboradores, parceiros e clientes. 

É como uma cartilha de modos, pensamentos e ações que determinam aquela organização, podendo auxiliar até mesmo em imprevistos e crises.

Um grande exemplo é sobre o uso ou não de uniformes, o modelo de trabalho, o day off no dia do aniversário dos colaboradores, dentre outros fatores, que apesar de parecerem detalhes para algumas pessoas, são muito importantes.

Qual a importância da cultura organizacional?

Ao determinar qual será a cultura da empresa, é possível concentrar as crenças e toda a força e engajamento das equipes para atingir aquele bem comum, que geralmente é um grande sucesso.

Observe, por exemplo, que o foco da Ambev é a alta produção, da Natura o estar bem e do Google a descontração no ambiente de trabalho. Elas conseguem e até superam esses motes.

Essas marcas são muito bem sucedidas e um verdadeiro sonho para colaboradores que querem uma vaga nelas.

Como principais benefícios de ter uma cultura organizacional bem definida, pode-se dizer o aumento da produtividade, maior comprometimento, melhoria do clima da empresa, melhoria no atendimento dos clientes, alinhamento e maior objetividade.

Como ter uma boa cultura?

Agora que você sabe a importância da cultura organizacional e seus benefícios, veja algumas dicas de como colocar ela em prática:

Defina missão, visão e valores: esse é o tripé de qualquer empresa e define a cultura que ela seguirá, que por consequência os líderes irão passar para suas equipes.

Invista nos times: os colaboradores precisam se sentir amparados, queridos e satisfeitos no ambiente de trabalho.

Tenha comunicação eficiente: evite mal entendidos, discussões ou boatos na organização, deixando sempre claro o que quer dizer.

Aposte em endomarketing: cartazes, e-mails, SMS e demais tipos de comunicação valem a pena para serem usados, criando conexão entre as pessoas.

Que tal investir na cultura organizacional da empresa? Pensando em completar ainda mais seu conhecimento sobre esse tema, preparamos também um post sobre a importância das soft skills.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Veja também: