A Importância da Proatividade

A Importância da Proatividade

Indispensável discutir qual a Importância da Proatividade para o atual mercado de trabalho. Atuando na sociedade como um verdadeiro leão selvagem, a proatividade deixa de ser um diferencial para se tornar uma característica essencial aos profissionais que almejam as boas oportunidades disponíveis.

Em uma de minhas experiências profissionais, mais precisamente aos 22 anos, me deparei com uma situação em que me exigiram características até então nunca trabalhadas. Sempre ouvia das pessoas sobre a minha vocação para criação de sistemas (tecnológicos ou não) que auxiliavam alguma atividade ou resolviam problemas mas que nunca eu os tinha utilizado, e o motivo só Deus SABIA – é isso mesmo, “sabia”. Porque, depois, eu também soube. E isso eu explico a seguir.

O topo é um lugar trêmulo e se você não tiver com a base forte, vai cair.

Na referida época eu trabalhava em um conceituado escritório de advocacia, em Recife, cujo volume de processos era considerável em face das empresas que eram clientes. Naquele tempo a digitalização dos processos judiciais (pelo menos em Pernambuco) era algo pouco palpável ainda e com isso o arquivo físico tinha importância capital nas atividades, por isso uma gestão competente destes arquivos interferia diretamente no trabalho dos advogados e, depois de uma auditoria em que foi instaurado um verdadeiro inferno no escritório por conta da, até então, falta de gestão dos arquivos dos quais eu era diretamente responsável com apenas dois meses de casa, decidi que tinha de fazer algo para nunca mais passar por aquilo novamente.

Com nenhum conhecimento de programação de softwares, mas com conhecimento básico em Excel e muita vontade de nunca mais perder noites de sono eu desenvolvi um mapeamento do arquivo separando os processos fisicamente por tipo, data, comarca e por fim os organizei em ordem alfabética, depois “espelhei” esta organização em uma planilha compartilhada na rede local. Tal sistema foi tão revolucionário no escritório que após um tempo o arquivo acabou se tornando “self-service” onde os advogados apenas consultavam a localização da pasta no arquivo e iriam pessoalmente fazer suas consultas sem a necessidade de levá-la para fora do local dos gaveteiros. Você deve estar pensando: “É, meu amigo, com isso você assinou a sua sentença de morte na empresa…” Não! Instalada uma solução personalizada, hora de treinar o pessoal, mesmo sendo em Excel (cujo qualquer profissional tem a obrigação de saber operar) e mesmo com a eminência do meu descarte. Dado o treinamento, minhas atividades eram apenas de manutenção da organização e atualização do sistema, fora o reconhecimento.

Qual a mensagem a passar com este testemunho: Quase 100% das pessoas, no momento em que são demitidas, julgam sofrer injustiça mas já pensou nos motivos que causaram a demissão?

Desde sempre gestores buscam profissionais (e não pessoas para trabalhar, apenas) que façam além do que lhes é orientado, eles almejam trabalhadores que resolvam problemas de forma independente, isto é proatividade.

No Brasil – ainda – é comum vermos as pessoas se qualificando para conquistar um emprego e ao conquistar se acomodar e não evoluir, o topo é um lugar trêmulo e se você não tiver com a base forte, vai cair. Enquanto você está acomodado em uma posição, existem pessoas esperando um vacilo seu para chegar onde você está ou até mesmo tomar o seu posto. Esse é o mercado atual e se não acordou pra isso, lamento, pois já é muito tarde.

Por isso, falar da importância proatividade, hoje, é como chover no molhado. É algo que deve existir no seu DNA, pois a competitividade existe desde quando você era um espermatozoide (eita, clichê! rsrsrsrs) e hoje a coisa tá MUITO mais séria. E mais, em pouco tempo a concorrência será contra as máquinas e aí, meu amigo, ou você aprende a fazer mais e a controlá-las, ou elas farão por você, no seu lugar. Assim como pode ter acontecido comigo, pois quase um ano depois fui desligado do escritório e foi aí que eu decidi controlar a máquina e promovi uma verdadeira transformação em minha vida, mas essa é outra história que conto depois.

Espero ter contribuído!

Erick K. Lima é empreendedor em negócios digitais, consultor de Marketing com foco em mídias digitais tendo atendido clientes de diversos segmentos, com destaque para entidades esportivas e campanhas eleitorais.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Veja também: