Inovação social: afinal, o que é isto?

Inovação social: afinal, o que é isto?

Se dermos uma rápida pesquisada, vamos verificar que a humanidade está em constante evolução.

Do homem da caverna à geração Y ou Z, o mundo deu um enorme salto. Hoje somos mais sociais e sociáveis, os hábitos e pensamentos também evoluíram, nos tornando mais humanizados.

Evidentemente que esta mudança mudou as formas de comércio. O trocar mercadorias deu espaço para o vender e o comprar.

E hoje, na era da tecnologia, vivemos o tempo da Economia Colaborativa, onde a principal moeda é a confiança.

As mídias sociais nos mostram os quatro cantos do mundo como ele é o tempo todo, num cenário em que muitos têm algo a oferecer, muitos são os necessitados e todos são os aprendizes.

A grande maioria já não vive mais no “cada um por si” e neste conceito de mundo e de mercado entra a inovação social e é sobre ela que iremos falar no post.

O que é inovação social?

Pensar num todo é o conceito da inovação social, tendo como um dos principais objetivos contribuir para o bem estar das pessoas e das comunidades onde elas estão inseridas.

Isto quer dizer que a inovação social pode ser oriunda dos órgãos públicos. Podem acontecer por meio das organizações sem fins lucrativos e que podem também vir através das corporações comerciais visando também fins lucrativos.

A inovação social nada mais é que apresentar uma solução nova, que seja eficiente e prática, para um problema social que geralmente já existe.

Esta solução sendo o produto da iniciativa privada, vai criar novos hábitos e conscientização, proporcionar bem estar e até economia para toda uma comunidade.

Como minha empresa pode investir na Inovação Social?

Para investir e inovar em ações sociais, primeiramente o objetivo principal não pode ser apenas a lucratividade e sim o desejo de fazer a diferença.

A inovação social parte do princípio de que é preciso compreender as necessidades da sociedade para criar soluções inovadoras. São produtos, ideias e ações que afetam positivamente setores como educação, saúde, lazer, economia e tantos outros.

Ter como uma das metas oferecer qualidade de vida a si mesmo e aos seus clientes. Isto quer dizer trabalhar para o bem estar de um coletivo. Proporcionar renovação nas atitudes e pensamentos de uma comunidade.

Num contexto geral a inovação social deve desenvolver negócios, programas e projetos desenvolvidos por pessoas para as pessoas visando atender as deficiências de um coletivo.

Os problemas sociais são muitos e os negócios e produtos que ajudem na solução dos mesmos, provavelmente serão a grande sacada estratégica de mercado para o futuro.

Esses projetos podem ser na área da educação, do lazer, da saúde, da economia entre outros setores.

Conscientização e coletividade

Pesquisas apontam que os consumidores de uma forma geral, estão cada vez mais descartando produtos que causam impactos ao meio ambiente ou na área social.

As pesquisas ainda mostram que uma boa parte dos consumidores preferem pagar um pouco mais para adquirir um produto fabricado dentro dos padrões de preservação do meio ambiente e dentro de uma ética social.

É claro que a inovação social invadiu as mídias sociais e hoje podemos citar as plataformas como Uber e Airbnb como grandes exemplos de inovação social. Vieram para ajudar a resolver um problema de muitos, além de oferecer economia para todos.

Outras plataformas como a Catarse, a rede Nossas Cidades e Colab são serviços que proporcionam desde empréstimos coletivos, informações e até ajudam a providenciar documentações nas prefeituras das cidades.

Certamente, também são exemplos de inovação social. Que vieram para somar e ajudar o cidadão.

Se você gostou do nosso post, compartilhe com um amigo!

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Veja também: