Modelos de gestão financeira para você aplicar no seu negócio

Modelos de gestão financeira para você aplicar no seu negócio

Desde as empresas de pequeno porte até as maiores multinacionais do mundo precisam de uma boa gestão financeira, para que possam ter sucesso em diferentes áreas.

Engana-se quem pensa que a administração financeira de uma organização envolve apenas o pagamento de impostos e a definição de preços, bem como demais obrigações que envolvam o dinheiro da empresa.

A verdade é que assim como outros setores, como o de RH, compras, vendas, administrativo, marketing e até mesmo o de investimentos, existem uma série de obrigações, processos, objetivos e necessidades a serem realizadas.

Não é à toa que existem equipes específicas para esse setor dentro das mais variadas organizações que, além de se dedicarem à rotina financeira, também se focam em aprender mais, atualizarem-se e tornarem os processos da área mais simples e objetivos.

Por falar nisso, um mito muito grande sobre a gestão financeira é que todos os processos presentes no dia a dia desse setor são engessados e marcados pela burocracia, tarefas demoradas e métodos de mensuração de resultados ultrapassados.

A verdade é que assim como outros segmentos, o financeiro passa por evoluções e melhorias que tornam possível a adoção de modelos diferentes de gestão, bem como métodos inovadores nas demais obrigações.

Entenda neste post um pouco mais sobre a importância da gestão financeira para as organizações e alguns modelos disponíveis para adotar e tornar essa área mais organizada dentro da sua empresa.

A importância da gestão financeira para seu negócio

A gestão financeira envolve planejamento, análise e controle das finanças da empresa, bem como processos diários e uma rotina bem definida para manter as contas em ordem.

As práticas da gestão financeira vão além de mera burocracia, mas formas inteligentes de uma empresa conseguir diminuir custos e aumentar os seus ganhos de forma legal, conseguindo bons resultados e processos replicáveis.

Dentro da gestão financeira diversos temas são abordados como os investimentos, despesas fixas, lucro, empréstimos, financiamentos, custo de cada produto e até mesmo despesas variáveis.

Todas as empresas precisam de uma gestão financeira eficaz e transparente, para que possam evoluir, conseguir melhorias e não deixar as métricas terem quedas abruptas.

Modelos de gestão financeira para você cuidar

Veja a seguir alguns modelos de gestão financeira que podem ser adotados na sua organização, tornando esse conjunto de processos mais simples.

Fluxo de caixa

O fluxo de caixa nada mais é que o ato de controlar todas as entradas e saídas da empresa, desde uma simples compra de insumos de papelaria até as grandes vendas para clientes fiéis, por exemplo.

Esse controle deve ser feito diariamente, de preferência assim que as transações ocorrem, para que nenhum dado fique fora do registro.

Além de ser possível compreender os gastos reais e os ganhos de determinado tempo, os gestores podem adquirir insights sobre a melhor hora de investir ou cortar determinados gastos.

Controle de estoque

O estoque é uma parte fundamental dentro da gestão financeira. 

Produtos parados significam oportunidades de venda paradas e itens em falta fazem com que a empresa perca clientes.

Aqui, é fundamental saber exatamente o que existe no estoque, o que possui maior saída, quais itens possuem uma venda mais difícil e dentre outros insights.

Gestão de clientes

Não estamos falando apenas em processos de obter novos clientes, mas conhecer os existentes de forma a mantê-los presentes e fiéis.

Inclusive, prospectar é mais caro e demorado do que fidelizar, de forma que se sua empresa tiver um número de clientes novos sempre maior que os fiéis, é preciso rever as suas estratégias de venda, principalmente após as compras feitas por eles.

Agora que você sabe um pouco mais da gestão financeira e seus processos, nada melhor do que ensinar a sua equipe do setor a lidar com esse segmento da melhor forma.

Conheça os cursos da PSIU Educação Corporativa, fundamentais para a atualização de conhecimento e ensino de novas práticas de sucesso.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Veja também: