Negócios para a terceira idade: como empreender nesse nicho?

Negócios para a terceira idade: como empreender nesse nicho?

A população de idosos vem crescendo a cada dia no Brasil e no mundo.

E com o crescimento da terceira idade, surgem também algumas necessidades para satisfazer esse público.

O progresso e a tecnologia também afetou positivamente a terceira idade. Até bem pouco tempo, falar de idoso remetia a um cenário triste, muitas vezes voltado para a compra de fraldas geriátricas e medicamentos.

Mas hoje, o segmento da terceira idade vem gerando excelentes oportunidades de negócios para quem deseja investir.

Se você está pensando em investir em novos empreendimentos e não sabe ainda em que segmento atuar, no nosso post vamos abordar como empreender em negócios para a terceira idade. Leia mais!

O crescimento da terceira idade

Segundo o IBGE a população de idosos no Brasil em 2017 ultrapassou 30 milhões de pessoas.

Idosa é considerada toda pessoa com 60 anos ou mais, segundo o Estatuto do Idoso, datado de outubro de 2003.

E a tendência é que essa população cresça a cada ano, uma vez que as pessoas estão preocupadas em cuidar da saúde e viver bem, o que evidentemente aumenta a expectativa de vida.

Porém, ainda são poucos os empreendimentos que se especializam em atender a terceira idade e essa certamente é e será uma grande fatia de mercado em breve tempo.

Tipos de negócios para a terceira idade

Investir em negócios para a terceira idade significa suprir as necessidade e atender as demandas do público idoso, quer seja por meio de serviços ou produtos especializados.

Muitas vezes, os idosos deixam de fazer atividades básicas e rotineiras para eles, por não se sentirem confortáveis e seguros.

Vamos, então, as dicas de empreendimentos para a população idosa em que você poderá ajudar o idoso a levar uma vida saudável e confortável e também ganhar dinheiro:

Academia especializada

A atividade física deve fazer parte da vida de qualquer pessoa, e para o idoso a regra não muda.

O problema que a maioria dos idosos enfrenta é precisar fazer suas atividades junto com o público mais jovem, o que muitas vezes causa um certo desconforto.

Músicas altas e a ausência de barras ou suportes para a segurança são alguns dos grandes empecilhos para que os idosos frequentem uma academia.

Muitas delas também não possui um profissional qualificado em orientar idosos, e por isso, não contam com um programa específico e especial de atividades para os sexagenários.

Investir em espaços adaptados para oferecer segurança e conforto, para o público da terceira idade, com certeza é um promissor investimento.

Aqui vale destacar que aulas de dança são grandes oportunidades para que a pessoa possa envelhecer com alegria e cultura e sua academia pode ter um diferencial oferecendo essa modalidade na grade de atividades.

Uso da tecnologia para idosos

O mundo exige que o idoso esteja conectado. Infelizmente ainda é comum presenciar cenas de idosos se perdendo em um autoatendimento bancário, por exemplo, ou em verdadeiro pânico na frente de um computador.

Sem contar os embaraços todos diante das teclas de um celular.

Imagine, um local bem acolhedor em que o idoso possa, sem vergonha, ser auxiliado a operar os eletrônicos.

Aulas de acesso à informática para idosos pode ser destinada à pequenos grupos ou até mesmo particular, ou ainda na própria residência do idoso e pode se constituir em uma grande sacada de trabalho.

Serviços de viagens e transportes especializados

Se tem algo que a maioria dos idosos adora e não abre mão é viajar ou simplesmente passear.

Idosos que viajam aumentam a cada dia e hoje já existem agências especializadas em fazer somente o trabalho para a terceira idade.

Um pequeno negócio que pode dar muito certo é oferecer um serviço de transporte especializado para idosos, já que na maioria das vezes o transporte público é quase que inacessível, e até mesmo em alguns tipos de carros convencionais.

Carros adaptados e confortáveis que busquem o idoso na sua residência e o leve ao shopping, ao teatro, na casa de amigos e até mesmo ao médico, pode ser uma ótima opção de renda e não exige tanto investimento.

Agência de cuidados

Montar uma agência e oferecer cuidados especiais para o idoso também é um excelente empreendimento.

Você poderá oferecer cuidadores capacitados ou profissionais para acompanhar o idoso em caminhadas, passeios e consultas em tempo integral ou quando ele ou a família necessitar.

Lembrando que hoje já existem creches para idosos, ambientes confortáveis e adaptados com muita cor, alegria e segurança para que os pais fiquem enquanto seus filhos trabalham.

Não deixe de nos seguir nas mídias sociais e acompanhar de perto todos os nossos conteúdos!

LEIA MAIS

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Veja também: