O papel do líder em tempos de pandemia

O papel do líder em tempos de pandemia

Nunca nesses últimos anos, o papel do líder foi tão importante como atualmente.

As mudanças ocorridas em função da pandemia do Coronavírus desestabilizaram empresas, famílias e muitos profissionais.

Em muitos casos, entes queridos foram perdidos e o medo tomou conta da sociedade, onde além da doença, a intranquilidade com relação ao emprego e o sustento da família também se tornaram realidade. 

O clima de dúvida e a insegurança passou a conviver com milhões de pessoas em todo o Brasil.

Neste post, abordaremos o papel do líder nesses difíceis tempos e quais são as atitudes que ele precisa tomar para dar prosseguimento nos trabalhos do dia a dia. Continue lendo e saiba mais sobre esse importante assunto!

A pandemia e a crise 

A pandemia do Coronavírus pegou todos desprevenidos e criou situações que até então a atual geração não havia presenciado em suas vidas.

As pessoas sentiram o problema e os prejuízos atingiram e impactaram a sociedade nos aspectos:

  • sociais,
  • econômicos,
  • culturais,
  • político.

Os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apresentaram, em 2020, a queda do Produto Interno Bruto (PIB), de 4,1% em relação ao ano anterior no Brasil.

O PIB per capita apresentou uma queda ainda maior, atingindo 4,8% em 2020.

O que se viu, foram empresas fechando e o desemprego se multiplicando em todas as cidades do país e do mundo.

Qual o papel do líder diante da retomada da economia?

A economia começa a sua fase de recuperação, enquanto a população é vacinada.

A recuperação já é um sinal forte no final desse extenso túnel, no entanto, ainda vivemos os reflexos dos problemas, onde os líderes terão que estar prontos para enfrentar os novos tempos que se iniciam.

Para isso, serão necessárias ações fundamentais para o novo formato de gestão, que está desenhada para o pós-pandemia, nesse contexto o líder precisará:

Engajar os colaboradores

O papel do líder é o de engajar os colaboradores, ou seja, apoiá-los, ouvi-los e mostrar à equipe que a vida continua e que a retomada das atividades é importante para o equilíbrio emocional.

Muito mais do que comandar, o líder precisará inspirar as pessoas, fortalecendo o vínculo entre empresa e colaborador.

Segurança e confiança

Outro fato, que precisa ser considerado pelo líder, é que esses colaboradores podem estar fragilizados com todos os acontecimentos dos últimos meses. Diante disso, é importante trabalhar a segurança e a confiança, que o empreendimento oferece para os novos momentos.

Deve-se então, apresentar aos membros da equipe que a empresa está disponível para:

  • amparar,
  • cuidar,
  • promover a importância de cada colaborador.

Metas e indicadores

Além de amparar e engajar os colaboradores, é preciso também que metas e indicadores sejam definidos para que todos saibam o que fazer e quais são os resultados esperados.

Portanto, é fundamental a definição de metas a serem atingidas, onde cada membro da equipe saiba exatamente qual o objetivo a ser alcançado.

A partir dessas definições, é preciso que se acompanhe os trabalhos, para isso defina os indicadores que servirão para examinar e verificar se estão sendo alcançados os números e resultados desejados.

Diálogo e motivação

O diálogo sincero, inclusive no que diz respeito às dificuldades que a empresa possa estar enfrentando, é importante para conquistar o engajamento da equipe.

Portanto, além de apresentar as metas a serem alcançadas, é fundamental que os resultados sejam discutidos e problemas possam ser resolvidos a partir de uma boa conversa.

A necessidade em alcançar os objetivos precisa ficar clara, mas sem perder o clima motivacional e de incentivo para que o colaborador contribua com o seu melhor.

O papel do líder, como se observa, é fundamental para os novos tempos que chegam, onde um novo formato de gestão precisa ser construído e a colaboração de todos será essencial para se obter o sucesso.

Agora que você já conhece mais sobre o exercício da liderança nesse tempo de dificuldades, continue conosco e leia o post que apresenta a importância da formação corporativa no pós-pandemia!

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Veja também: