O que é e como aplicar o people analytics?

O que é e como aplicar o people analytics?

Você já ouviu falar em people analytics ou em captação e análise de dados?

Esses termos cada vez mais fazem parte do dia a dia das empresas, pois não existem mais dúvidas que, ao possuir dados sobre os mais diversos assuntos, o acesso à informação e consequentemente a tomada de decisão tornam-se mais fáceis.

Na área de Recursos Humanos essa afirmativa também é verdadeira e conhecer os colaboradores permite que os talentos que existem possam ser localizados e melhor aproveitados.

Além disso, saber quais são os motivadores de cada pessoa, bem como o que desejam para o seu futuro, são fatores importantes para encaixá-los em alguma atividade que possa garantir a continuidade do seu trabalho e a satisfação com a sua profissão.

Segundo uma pesquisa da Universidade da Califórnia, funcionários felizes com a profissão são 31% mais produtivos, apresentando os seguintes resultados:

  • melhora no atendimento dos clientes,
  • diminuição nos acidentes de trabalho,
  • redução dos desperdícios.

Neste post, apresentaremos o people analytics e o que fazer para aplicá-lo em seu empreendimento. Continue lendo e saiba mais a respeito!

O que é people analytics?

People analytics é uma metodologia que envolve dados e contribui efetivamente para que a área de Recursos Humanos possa conhecer detalhadamente quem são os colaboradores que atuam na empresa.

Esse método possibilita os seguintes passos para a obtenção dos dados e disponibilidade de informações:

  • coleta,
  • organização,
  • análise.

Esses processos permitem que as tomadas de decisões, com relação aos funcionários, envolvidos nas diversas atividades de uma organização, sofram melhorias. Seja oferecendo promoções, trocas de funções, política de treinamentos ou ações para o aumento da produtividade e qualidade dos serviços prestados.

Quais os benefícios?

Conhecer os trabalhadores detalhadamente possibilita que decisões e ações sejam tomadas de forma única, onde se torna possível avaliar os resultados obtidos e o que realizar para engajar cada vez mais as pessoas, além de possibilitar a satisfação de estarem trabalhando na sua empresa.

Isso traz grandes benefícios para todos os envolvidos, porque o empreendimento avalia com assertividade cada colaborador e localiza talentos para as diversas oportunidades que surgem.

As pessoas que trabalham no ambiente ficam motivadas sabendo que estão sendo avaliadas e que podem receber oportunidades nas áreas que gostariam de atuar, seja desenvolvendo atividades que agradam e oportunizam promoções ou construindo uma carreira de sucesso.

Isso implica em resultados que acabam sendo percebidos pelos clientes, fornecedores e parceiros de negócios, melhorando a qualidade dos serviços prestados e a satisfação de todas as pessoas envolvidas com o ambiente de atuação.

Como aplicar esse método?

A aplicação do people analytics inicia-se através dos dados que estão disponíveis na própria empresa, tais como:

  • ficha cadastral,
  • controles de marcação do ponto,
  • folha de pagamento,
  • fichas de controle de produtividade (áreas técnicas),
  • avaliações de desempenho.

Além disso, outros dados relevantes podem ser obtidos nas redes sociais, através das atividades externas e até mesmo por conversas, podendo conhecer mais a respeito de cada trabalhador, com relação às expectativas e desejos de cada um.

Através da coleta, organização e análise desses dados, é possível construir estratégias empresariais, onde o people analytics colabora efetivamente no desenvolvimento de um plano de carreira e de diversas possibilidades, fazendo com que o colaborador possa ser bem aproveitado.

Portanto, essa estratégia não é um instrumento para vigiar os funcionários, mas um método que, se bem aplicado, pode trazer grandes resultados para a sua empresa.

Agora que você já conhece mais sobre esse interessante assunto, continue conosco e leia nosso post que apresenta a importância da educação corporativa contínua.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Veja também: