O que é Marketing, afinal?

O que é Marketing, afinal?

O que é Marketing, a final? Sempre que, em uma roda de amigos, puxam o assunto “Marketing”, levantam uma falsa ideia acerca da profissão. Dizem que sempre inventamos algum jeito de criar uma “necessidade desnecessária”, que nosso trabalho é buscar meios de enganar o consumidor e convencê-los de que algo ruim é bom. Mas como se cria uma necessidade desnecssária, pois se é necessidade, é necessária. Prefiro falar que suprimos necessidades e/ou despertamos um desejo. Isso mesmo, despertar, pois já existia, nós não o criamos.

Bom, parto do princípio de que não criamos necessidades. O nosso papel, como “marketeiros”, profissionais de marketing, mercadólogos ou o que quer que queiram nos chamar, é pesquisar e estudar o comportamento das pessoas e, a partir daí, desenvolver e/ou adaptar produtos/serviços para suprir uma necessidade e/ou despertar um desejo prévio.

Esse tipo de pensamento de que o papel do profissional de marketing é “enganar” o consumidor, ou “empurrar” algum produto goela a baixo é algo que não condiz com o nosso trabalho, até porque, creio eu que não temos tal “poder”. Se uma pessoa, através de alguma ação que envolve o marketing, compra algo que não queria, algo deve estar errado, pois não é nosso interesse que alguém compre algo que não deseje ou necessite, muito pelo contrário. Os nossos esforços são concentrados em pesquisas para entender o que um determinado público se sente atraído ou necessita. Se alguém compra algo e não era o que ela esperava, algo está errado, pois a comunicação não foi clara quanto aos benefícios do produto. Mas o nosso ciclo e responsabilidade com o cliente não param na venda em si, pois após isso entra em ação mais uma fase do nosso trabalho, que é o pós-venda, onde analisamos o feedback do cliente para aprimorarmos os produtos e direcioná-los de forma mais e mais assertiva. Isso é uma responsabilidade de todo profissional de Marketing, assegurar que os clientes estão satisfeitos com o produto/serviço.

Marketing é um ciclo interminável, a favor do consumidor sempre.

Por isso é tão apaixonante, pois não há fórmula mágica para o sucesso de algum produto ou serviço, não há rotina em nosso trabalho, não há certezas, são erros e acertos, uma eterna e fascinante descoberta a cada novo desafio. Em nosso trabalho, não há glamour, há muito suor e dedicação, isso sim!

 

Ney Lins é um profissional de Marketing e Eventos e Autor Best-seller na Amazon Brasil. Especializado em Mídias Digitais, Experiência do Cliente, Estratégias de Posicionamento de Marca e Comportamento do Consumidor, Ney planejou, desenvolveu, executou e entregou resultados bem-sucedidos ao longo de mais de 14 anos de experiência em diversos países na América Latina, Europa e América do Norte.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Veja também: