Os benefícios de investir em qualificação profissional

Os benefícios de investir em qualificação profissional

Cada vez mais as empresas buscam por colaboradores que possuem qualificação profissional, no entanto, enfrentam sérias dificuldades para encontrar essas pessoas.

Por outro lado, são milhões de desempregados em todo o país que buscam por uma oportunidade e não conseguem se colocar no mercado de trabalho.

De acordo com a professora de MBA da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Juliana Genevieve, existem ocupações disponíveis para diminuir o nível de desemprego no Brasil, porém, faltam profissionais qualificados e preparados para ocupar essas posições.

Isso significa que o desemprego é uma realidade no país em função da falta de qualificação profissional.

Além disso, muita gente fica estagnada em determinadas funções exatamente por não investirem em suas carreiras, situação que os leva a perder grandes oportunidades profissionais e uma melhora considerável em seus rendimentos!

5 motivos para não deixar de investir na qualificação profissional

Os investimentos realizados na sua qualificação profissional contribuem de maneira efetiva para:

Acessar novos conhecimentos

A especialização e a busca por novos conhecimentos abrem portas e oportunidades profissionais.

Como vimos, são milhões de pessoas em nosso país que poderiam acessar as muitas possibilidades de trabalhos existentes, no entanto, falta conhecimento a respeito da área que pretendem atuar.

Outro ponto importante diz respeito ao processo cultural, ou seja, buscar pela qualificação propicia o domínio de novos assuntos que valorizam o currículo e contribuem inclusive para o seu marketing pessoal.

Superar novos desafios

É através do conhecimento que se busca as ferramentas adequadas para a superação dos desafios.

Mais uma vez a qualificação profissional contribui para a resolução de possíveis problemas, permitindo que se possa enfrentá-los sem medo e sabendo como trabalhar e resolver situações que fazem parte do dia a dia de um profissional.

A busca por informações demonstra maturidade e colabora na formação da inteligência emocional, onde muito além dos conhecimentos técnicos, torna-se possível vivenciar experiências com pessoas que podem contribuir para o alcance do seu sucesso.

Alcançar remunerações mais atrativas

Outro fato inquestionável na área corporativa é a conquista de posições mais valorizadas na empresa em que se atua, portanto, alcançam-se remunerações mais atraentes.

A qualificação profissional permite, também, novas oportunidades, seja na empresa onde você exerce suas funções na atualidade ou através de novos desafios que surgem a partir do conhecimento adquirido. Como consequência:

  • melhores salários, 
  • benefícios,
  • oportunidades profissionais,
  • condições para que sua carreira possa crescer e atingir seus objetivos.

A partir de bons cursos, você pode se tornar uma referência em determinada área, uma situação que irá trazer muitos benefícios e oportunidades que hoje você desconhece.

Diferenciar-se no mercado de trabalho

A qualificação profissional é uma maneira eficiente para que você possa se diferenciar no mercado de trabalho.

Isso pode ser feito a partir das atividades no dia a dia de suas funções, porém, ainda mais importante, através da conclusão de cursos e formações que podem ser comprovados formalmente pelos certificados recebidos.

A busca pelo conhecimento, além de ajudá-lo na caminhada, demonstra a seus superiores os esforços que estão sendo realizados para a melhora na qualidade das tarefas e na busca por novas oportunidades na empresa.

Maior oportunidade para networking

Por fim, mas muito importante, é que através do desenvolvimento de cursos você vai formando uma rede de relacionamentos que passam a fazer parte do seu dia a dia.

Essa ação, mesmo que de maneira imperceptível, o coloca na vitrine das oportunidades, pois o mercado está constantemente buscando por profissionais, especialmente aqueles que atendam às suas demandas.

O relacionamento adquirido nos cursos e treinamentos possibilita a troca de contatos com colegas, instrutores e profissionais que atuam no seu segmento.

Como se observa, são muitos os benefícios adquiridos a partir dos investimentos realizados em qualificação profissional, contribuindo para a sua formação e oportunizando a troca de experiências com outras pessoas envolvidas na área.

Para ajudá-lo a construir esses relacionamentos, leia nosso post que apresenta como fazer networking: confira as nossas dicas!

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Veja também: