Por que é importante ter inteligência emocional na gestão de equipes?

Por que é importante ter inteligência emocional na gestão de equipes?

Fala-se muito que vivemos num mundo digital e tecnológico, onde basta um click para termos à nossa frente um universo de opções.

Nesse universo tecnológico, máquinas e sistemas nos trazem soluções para os mais variados problemas, simplificando a maior parte das nossas tarefas diárias, principalmente, as profissionais.

Se de um lado a inteligência artificial veio para ajudar as pessoas a desenvolverem suas atividades de forma mais confortável e prática, por outro lado, em pleno século XXI, em alguns momentos ainda falta a inteligência emocional para o homem lidar com as suas emoções.

Continue lendo nosso post e saiba porque a inteligência emocional é importante para o sucesso da sua equipe.

O que é inteligência emocional?

Primeiro é preciso dizer que a inteligência chamada por muitos de QI é diferente da inteligência emocional, a IE.

Muitas vezes é possível observar, inclusive, pessoas altamente inteligentes, com bastante dificuldade de comportamento.

O assunto ganhou importância e se popularizou a partir de 1995, quando Daniel Goleman, publicou o livro intitulado Inteligência Emocional.

Goleman é psicólogo, PhD da Universidade de Harvard/EUA e é considerado o pai da inteligência emocional.

Para ele inteligência emocional é a “capacidade de identificar os nossos próprios sentimentos e os dos outros, de nos motivarmos e de gerir bem as emoções dentro de nós e nos nossos relacionamentos.”.

Resumindo: IE é a capacidade de se entender e de controlar as suas próprias emoções, e as das pessoas que convivem com você.

Se pensarmos que toda relação social envolve convivência, podemos dizer que a chave do sucesso de todo bom relacionamento está na inteligência emocional.

Na sua empresa, com a sua equipe não é diferente.

A importância da inteligência emocional

Lidar com pessoas exige de um líder o autoconhecimento, a empatia e o equilíbrio emocional. Condições essas que são adquiridas com muito esforço e vontade e são conquistas individuais de cada ser.

A inteligência emocional é essencial para qualquer liderança.

O que precisa ser pensado é que ninguém gosta, se sente bem e não é produtivo sendo comandado por uma pessoa que vive gritando ou estressado.

Todo bom líder precisa manter a calma para sempre manter o controle da situação.

Aqui nós vamos lembrar uma frase de um autor e orador americano de sucesso, Dale Carnegie: Ao lidar com pessoas, lembre-se de que você não está lidando com seres lógicos, e sim com seres emocionais.

Seres emocionais que, assim como você, também buscam o equilíbrio e a maturidade emocional.

Dale, devido ao sucesso alcançado em sua carreira, se tornou conselheiro de algumas lideranças mundiais.

Maturidade x inteligência emocional

Diante de um mercado extremamente competitivo, com metas a seguir, com contas a pagar e com muitos outros problemas de gestão que se enfrenta no dia a dia, manter um comportamento emocional equilibrado, não é tarefa fácil.

Todas as pessoas, de uma forma ou de outra, têm seus problemas para resolver.

O ser humano ainda é um tanto instintivo e, por muitas vezes, reage ao invés de agir. A maturidade nos permite respirar, manter a calma e resolver a situação com diálogo franco e tranquilo, o início para toda solução de qualquer problema.

Quando conseguirmos chegar nesse patamar estaremos emocionalmente inteligentes e teremos condições, então, de chegarmos mais facilmente ao autoconhecimento, de desenvolvermos a empatia e nos mantermos equilibrados.

O efeito da inteligência emocional na sua equipe

Quando estamos equilibrados emocionalmente, o problema fica mais fácil para resolver.

Sem contar que se sua equipe perceber em você maturidade e equilíbrio com certeza se sentirá mais segura e confiante na convivência no dia a dia e para conquistar resultados positivos.

Se seus colaboradores perceberem em você a inteligência emocional, certamente eles terão em você o líder a seguir e em quem confiar.

Se você gostou do nosso post, leia também o que é Gestão 3.0 e por que aplicá-la na sua empresa.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Veja também: