Como melhorar o processo criativo da equipe?

Como melhorar o processo criativo da equipe?

Criar significa construir algo a partir do nada.

A criatividade é o ato de criar, portanto, no mundo corporativo e nas equipes, é muito importante possibilitar aos colaboradores o desenvolvimento dessa habilidade.

O Google, uma das maiores empresas do mundo, incentiva seus funcionários a usarem a criatividade, para isso, foi criado o programa dos 20%.

Esse programa permite aos funcionários utilizarem 20% do seu expediente para algum projeto paralelo às suas tarefas, ou seja, a cada 5 dias, um deles é dedicado a alguma nova ideia que precisa ser estudada e testada.

Um dos resultados é o Google News que surgiu a partir desse programa.

Nesse post apresentaremos dicas sobre como melhorar o processo criativo da sua equipe. Continue lendo e confira!

A equipe de processo criativo

Uma equipe criativa é o desejo de muitos empreendedores, afinal, contar com profissionais que sejam proativos e que tragam novidades é muito bom para qualquer negócio.

Mas, como fazer isso?

Nem todas as pessoas se manifestam espontaneamente, mas isso não significa que não tenham criatividade.

Muita gente aguarda um sinal dos seus líderes para apresentarem algumas habilidades que trazem escondidas e que poderiam contribuir muito com o sucesso do empreendimento.

Vamos então apresentar algumas maneiras para despertar e melhorar o processo criativo de sua equipe:

Campanha de processo criativo

Organize com sua equipe uma campanha de incentivo à criatividade, possibilite aos profissionais oportunidades de apresentarem ideias, sugestões com relação à empresa e aos negócios.

Avalie todas as ideias e não deixe de dar um retorno a respeito, inclusive naquelas que não possam ser implementadas, explicando o porquê e agradecendo o esforço.

Recompensa às ideias de sucesso

Sua empresa pode premiar os profissionais que apresentam ideias que obtiveram êxito e foram implantadas na organização.

Essa recompensa pode ser uma premiação em dinheiro ou uma divulgação entre os funcionários da empresa, tudo depende da política do seu negócio.

Grupos de inovação

Outra ideia é criar grupos de inovação que passem a se reunir semanalmente entre 1 e 2 horas para discutir melhorias, ideias e alternativas para problemas de difícil resolução.

Você perceberá que muitas ideias serão apresentadas e, novamente, é fundamental o retorno a respeito de cada uma delas para que o grupo sinta-se valorizado.

Clima e confiança

A equipe precisa sentir-se confiante e num clima favorável para apresentar sugestões, uma vez que muitos tem medo de errar.

Muitas ideias não saem do papel por medo de não darem certo.

Quebre esse clima, mostrando a equipe que tudo será analisado e avaliado para uma possível implantação. Inspire confiança e incentive a colaboração.

Ambiente de trabalho positivo

Outro ponto a ser avaliado é o ambiente de trabalho.

Como as pessoas encaram a empresa: estão lá com interesse em desenvolver o negócio e participar das conquistas, ou apenas para cumprir o horário e aguardar o salário no final do mês?

Não deixe que o ambiente seja contaminado pelo negativismo, promova o respeito, a amizade e o companheirismo.

O ambiente de trabalho positivo será um grande propulsor na criatividade de sua equipe.

Como pode-se observar, é possível melhorar o processo criativo da equipe e grande parte disso está nas mãos da própria empresa, de seus empreendedores e de seus gestores.

O potencial dos profissionais que trabalham na sua equipe não pode ser desperdiçado e tenha a certeza que, a partir do incentivo, à utilização da criatividade, muitas ideias interessantes serão apresentadas.

Agora que você sabe como melhorar o processo criativo do seu time, que tal conhecer mais a respeito de equipe de alta performance: o que é e como formar?

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Veja também: