Quais os benefícios do home office?

Quais os benefícios do home office?

Trabalhar à distância é uma possibilidade que aumenta a cada dia. O home office tem se transformado em um objetivo a ser alcançado, por grande parte dos profissionais.

Muitas tarefas e trabalhos podem ser realizados a partir de um computador ou notebook com acesso à internet.

Todo o processo de comunicação, reuniões e apresentações de objetivos ocorrem através da internet, onde arquivos são trocados de forma instantânea e o trabalho em conjunto é viabilizado por softwares que possibilitam essa funcionalidade.

A maioria dos sistemas de gestão já são desenvolvidos para acesso via web, com toda a segurança necessária.

Nesse post vamos apresentar o que é, como funciona e quais os benefícios obtidos tanto por parte do colaborador, como do empreendedor com a adoção do home office. Continue lendo e confira!

O que é home office?

Home office é uma modalidade de trabalho, onde o colaborador atua e cumpre com suas obrigações a partir de sua casa, sem a necessidade de estar presente fisicamente na empresa.

Isso se tornou possível com os avanços tecnológicos da comunicação, onde um microcomputador ou um notebook acessam os sistemas da empresa para que se presta serviços e a partir deles, todas as atividades burocráticas podem ser realizadas.

Hoje em dia não é nada incomum profissionais de uma empresa japonesa residirem no Brasil, bem como empreendimentos brasileiros contratarem funcionários na Índia.

É a globalização modificando também os relacionamentos profissionais, onde a Terra definitivamente passa a ser uma “aldeia global” e onde a autonomia no trabalho ganha força.

Quais as vantagens desse modelo para a empresa?

As empresas precisam estar preparadas para adotar o sistema de trabalho home office, uma vez que devem disponibilizar os sistemas para que sejam acessados via internet de qualquer lugar do mundo.

Com isso resolvido, são muitas as vantagens em contratar colaboradores que atuem a partir de suas casas.

A empresa pode contratar profissionais de qualquer lugar sem a necessidade que ele resida na mesma região onde está sediada a empresa.

A produtividade aumenta, pois, não existem os intervalos de trabalho no formato atual.

O home office é visto como uma vantagem para o colaborador, portanto, é encarado como um benefício, isso possibilita que os talentos e uma equipe de bons profissionais tenham interesse na oportunidade e façam parte da corporação.

Os custos diminuem, na medida que não é exigida uma infraestrutura na empresa para receber o colaborador.

Quais as vantagens do home office para o colaborador?

O home office é ainda mais atrativo para o colaborador, uma vez que reduz o stress e aumenta a qualidade de vida por trabalhar em casa.

Dentre as inúmeras vantagens, algumas são destacadas.

O desenvolvimento do trabalho em home office possibilita um acordo com relação à flexibilidade de horários, onde o profissional pode desenvolver suas atividades em um ritmo próprio, desde que não prejudique o bom andamento das tarefas.

O colaborador trabalhando em sua casa não precisa mais:

  • se deslocar diariamente para o trabalho,
  • enfrentar o trânsito e o stress diário,
  • deslocar-se da empresa para o almoço,
  • retornar para casa ao final do dia.

A economia também é uma das vantagens para o colaborador, tal qual para o empreendedor, uma vez que diminui os custos de transporte e alimentação.

O colaborador tem muito mais conforto, podendo inclusive após o seu almoço se dar ao luxo de tirar uma soneca, para reiniciar a operação, situação que convenhamos, só é possível para pessoas que trabalham muito próximo da empresa.

Além de todas essas vantagens, o fato de estar perto da família é um diferencial para o profissional.

No entanto, é importante que a equipe esteja preparada para esse novo formato de relacionamento profissional, onde um encontro presencial ou mesmo virtual precisa ser realizado para a apresentação dos objetivos e expectativas.

Um treinamento ou curso é sempre importante para alinhar as necessidades e resultados que precisam ser atingidos.

A PSIU Educação Corporativa coloca-se à disposição de sua empresa para contribuir com eventos e treinamentos corporativos, ajudando, assim, a organizar e desenvolver o encontro entre colaboradores home office. Conte com a gente!

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Veja também: