Quais os tipos de inovação existentes?

Quais os tipos de inovação existentes?

Muitas vezes, para garantir os melhores resultados possíveis em uma empresa, é preciso aplicar diferentes tipos de inovação e apostar em novos métodos.

Embora os modelos tradicionais tenham grande valor para estruturar uma organização, trazer elementos mais atuais pode ser importante para melhorar os pontos fracos de um empreendimento.

Nesse sentido, é preciso conhecer as diferentes formas de fazer isso e avaliar qual (ou quais) delas é a mais adequada a cada contexto.

Neste post, falamos sobre os tipos de inovação que podem ser aplicados a uma empresa. Confira!

Tipos de inovação existentes

Identificar os problemas de uma organização e trabalhar para solucioná-los é parte essencial do trabalho de um bom gestor.

Para alcançar as melhorias necessárias, pode ser preciso apostar em medidas inovadoras, que atualizem elementos já ultrapassados e garantam o alinhamento estratégico das equipes, focando na conquista de bons resultados.

Os diferentes tipos de inovação existentes visam aprimorar diferentes aspectos, seja por meio de mudanças radicais ou pontuais.

Entre os principais desses métodos estão:

Inovação de processos

Entre os tipos de inovação que podem ser aplicados, um dos mais comuns é aquele que é voltado para os processos conduzidos na organização.

Assim, trata-se de encontrar novos métodos para alcançar os objetivos estabelecidos na empresa, partindo de procedimentos e metodologias que possam ser otimizados.

Um exemplo de inovação de processos é a troca da matriz SWOT pela matriz SOAR, que tem se popularizado entre diversos empreendimentos por oferecer uma metodologia voltada para o fortalecimento dos pontos fortes de uma organização, em vez de focar igualmente entre eles e os fracos.

Inovação de produtos e serviços

Outro caso bastante comum e que pode gerar excelentes resultados é a inovação de produtos e serviços, que tem por objetivo aprimorar aquilo que a empresa oferece ao seu público.

Para isso, é importante fazer uso de tecnologias atualizadas, que permitam otimizar o desenvolvimento de um produto ou a oferta de um serviço por meio de fatores como design, funcionalidade, mecanismos disponíveis e softwares utilizados.

Esse é um dos tipos de inovação mais aparentes e se mostra bastante efetivo no contexto de diversas empresas.

Pense em grandes players como Netflix, Airbnb e Booking. Todos eles cresceram por possuir modelos disruptivos.

Inovação geral e setorial

Por fim, a inovação também pode se dar de maneira mais abrangente e compreender outros aspectos mais amplos, como uma mudança na cultura organizacional, no ramo de atividades ou modelo de negócios.

Nesse mesmo sentido, a inovação pode ocorrer sobre todo um setor, como o departamento de finanças, recursos humanos ou mesmo na gestão do empreendimento.

Assim, a inovação geral ou setorial consiste em uma alteração que impacta elementos mais amplos das atividades, como as diretrizes que as conduzem, em vez de agir sobre somente um de seus aspectos.

Um exemplo na parte de finanças é deixar de vender um produto ou serviço e comercializar uma assinatura.

Por que investir na inovação?

O mercado está constantemente mudando, assim como o público consumidor. Nesse sentido, é preciso que as empresas estejam dispostas a acompanhar essas mudanças e fazer as adaptações necessárias para alcançarem um bom desempenho.

Diferentes tipos de inovação permitem que aspectos variados da atuação de uma organização sejam atualizados e atendam de forma mais efetiva as necessidades do consumidor.

Dessa maneira, é possível se destacar entre a concorrência através da adoção de práticas inovadoras, que mostrem ao cliente a iniciativa de oferecer serviços e produtos cada vez mais eficientes.

Agora que você já conhece os principais tipos de inovação, fique por dentro do mundo corporativo e saiba quais são os tipos de comportamento organizacional.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Veja também: