Quais são as etapas do design thinking?

Quais são as etapas do design thinking?

Já pensou se existisse uma abordagem criada com o foco de resoluções modernas e que tivessem como prioridade o ser humano? Existe e chama-se design thinking.

Provavelmente, você já deve ter percebido que com os avanços tecnológicos e as constantes inovações, o público se acostumou com a velocidade e a inteligência de produtos, respostas e serviços, esperando sempre por isso.

Inclusive, o consumidor seguiu as mudanças do mercado e da tecnologia, tornando-se mais informado, crítico e exigente, o que reforça ainda mais a necessidade de inovar em processos, soluções, comunicação e demais pontos de contato com as pessoas.

Já se foi o momento que comunicação não integrada, sistemas defasados, tempo de espera longo e a necessidade de ter que sair de casa para resolver problemas no banco, por exemplo, eram aceitos.

Hoje em dia, se as pessoas enviam uma mensagem nas redes sociais da empresa e não recebem ao menos uma resposta simples de Boas-vindas, o desinteresse pode ser instantâneo.

Por isso, com necessidades novas, é necessário ter práticas inovadoras, sendo o design thinking uma prática aplicada até mesmo pelas maiores multinacionais.

Entenda neste artigo porque essa forma de pensar pode ser a salvação para muitas organizações que precisam inovar rapidamente, com soluções que realmente funcionem a curto e médio prazo. Continue a leitura.

Você já ouviu falar em design thinking?

Podendo ser traduzido para “pensamento do design”, esse termo se trata de uma metodologia de trabalho que tem como principal foco criar respostas inovadoras, pensando no problema das pessoas.

Trabalha muito com a inovação, mas tem também com um olhar muito sensível ao ser humano e forte empatia, já que todo o serviço de inovação será pensando em solucionar alguma dor, medo, necessidade e até mesmo desejo não atendido anteriormente.

O design thinking tem sua principal aplicação em desenvolver produtos e serviços para as mais variadas empresas, trazendo soluções que podem ser usadas mundialmente devido à capacidade de atender questões tão necessárias.

Essa abordagem tem grande sucesso, pois se baseia em ter sensibilidade no universo do design, usar ferramentas, estratégias e métodos adequados, assim como todo aporte da tecnologia.

Quais suas vantagens?

Para estar em alta e ter se tornado uma verdadeira tendência é porque o design thinking tem várias vantagens que podem ser percebidas logo no começo do trabalho, inclusive nas primeiras etapas.

Entre elas, pode-se citar a criação de soluções realmente eficientes e mais rápidas, a abertura de espaço para as equipes inovarem, coleta de dados para novos projetos, foco na experiência do usuário final, melhoria do trabalho em equipe e incentivo a ter empatia.

Perceba que essas vantagens são escaláveis e todos os setores da empresa podem se beneficiar com elas, criando um ambiente mais inovador, empático e único, o que pode interferir diretamente na qualidade dos serviços e satisfação dos clientes.

Quais suas etapas?

Agora que você sabe o que é design thinking e suas vantagens, nada melhor do que conhecer as etapas que completam essa metodologia, para poder implantá-la em seus novos projetos, confira:

Imersão: fase que envolve a compreensão total e de todos os elementos que compõem um problema, podendo ser necessário fazer o mapa de empatia.

Análise: ao compreender do que se trata, é hora de analisar os dados disponíveis e fazer uma síntese, que será um verdadeiro guia para o processo de desenvolvimento da solução.

Ideação: pode também ser chamada de fase de brainstorming, onde a equipe irá abordar soluções variadas de acordo com seus primeiros estudos e as melhores poderão ser escolhidas para serem colocadas em prática.

Prototipação e teste: aqui é onde a magia acontece e as melhores ideias, ou até mesmo a melhor, são colocadas em prática, um protótipo é criado e testado.

Implementação: caso o protótipo tenha sido um sucesso, ele é colocado ao público, para que as pessoas possam usufruir da sua inovação.

Que tal continuar por dentro desse tema? Leia também sobre como fazer a metodologia squad funcionar.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Veja também: