Quais são os tipos de comportamento organizacional?

Quais são os tipos de comportamento organizacional?

Como o próprio nome indica, o comportamento organizacional diz respeito a um conjunto de ações e comportamentos reproduzidos pelos membros da equipe de uma corporação.

Estar atento aos hábitos e valores que podem guiar esse comportamento é fundamental para analisá-lo e compreender se é positivo ou negativo para a empresa.

Afinal, a forma como cada colaborador conduz suas atividades e estabelece relações no ambiente de trabalho pode afetar diretamente a produtividade e o desempenho da empresa, sendo um fator importante a ser observado.

Neste post, falaremos sobre os tipos de comportamento organizacional que podem ocorrer e suas consequências para a corporação. Confira!

Tipos de comportamento organizacional

Alguns comportamentos são mais benéficos que outros. Isso é um fato em qualquer ambiente no qual atuamos e se faz verdadeiro também no meio corporativo.

Assim, conhecer os tipos de comportamento organizacional permite analisar como os colaboradores de uma empresa atuam no seu dia a dia e de que forma é possível melhorar as práticas e valores que guiam suas ações.

Ética

A ética é um fator essencial em qualquer campo de atuação, consistindo no conjunto de regras e normas que guiam as atividades de uma empresa.

No ambiente corporativo, é fundamental que cada colaborador esteja alinhado aos valores estabelecidos pela organização e os coloque em prática no dia a dia, evitando atitudes que possam fugir desse fio condutor.

De modo geral, um comportamento organizacional ético está alinhado a princípios como honestidade, transparência e respeito, seja em relação aos colegas de trabalho, à gestão ou aos próprios clientes da empresa.

Controle gerencial

O comportamento organizacional dos líderes de um empreendimento também devem ser analisados, de modo a garantir a melhor condução possível para as atividades desenvolvidas na empresa.

Afinal, são muitos os impactos da liderança em uma organização, sendo importante garantir que eles sejam positivos.

O controle gerencial diz respeito ao método de administração e condução adotado pelos gestores, tendo em mente a necessidade garantir um ambiente organizado e produtivo.

Esse comportamento pode ser aplicado de diferentes formas, sempre focando na busca por melhores resultados.

Assim, é possível dar mais ênfase à avaliação de desempenho individual de cada colaborador, aumentando o clima de cobrança, ou então focar em fatores como a lealdade e a motivação dos colaboradores, contribuindo para um dia a dia mais positivo no ambiente de trabalho.

Responsabilidade

A responsabilidade é um comportamento organizacional valorizado em qualquer ambiente e em qualquer cargo exercido na empresa.

Ser responsável não significa apenas exercer atividades nos prazos estabelecidos e entregar os resultados esperados, mas também ter consciência do papel que exercemos no ambiente de trabalho.

Assim, responsabilizar-se por atitudes tomadas no dia a dia corporativo também é um comportamento a ser incentivado.

Perseguição

Enquanto alguns comportamentos devem ser incentivados, há aqueles aos quais é preciso estar atento  pois são prejudiciais para a empresa, como é o caso da perseguição.

Perseguir alguém no ambiente de trabalho significa adotar ações que não condizem com as boas práticas desse meio, podendo gerar estresse e problemas de saúde para o funcionário que é alvo do comportamento.

Exemplos de perseguição profissional são o constrangimento público por algum erro cometido involuntariamente ou ofensas proferidas contra um funcionário. 

Infelizmente, cenários como esse ainda são uma realidade comum. Dados do Tribunal Superior do Trabalho (TST) mostram que entre 2019 e 2021 foram contabilizados 3.049 processos de assédio sexual e 52.936 de assédio moral no Brasil.

Em casos como esses, é necessário que a organização tome medidas efetivas para dar fim à prática e garantir um dia a dia com mais respeito no ambiente corporativo.

Agora que você já sabe quais são os tipos de comportamento organizacional, continue por aqui e confira nossa lista com 8 aplicativos que vão ajudar na organização do escritório!

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Veja também: