Qual a importância da educação corporativa contínua?

Qual a importância da educação corporativa contínua?

As grandes corporações sabem da importância da educação corporativa contínua e investem no aprimoramento dos seus colaboradores.

Quanto melhor preparado o profissional estiver para a realização das suas tarefas, melhor será a qualidade dos serviços prestados.

Isso não se reflete apenas junto aos consumidores que contratam serviços, mas é uma realidade nos ambientes internos dos escritórios, na logística e nas fábricas, onde detalhes podem fazer toda a diferença nos resultados operacionais de uma organização.

É através da educação corporativa contínua que as pessoas conseguem compreender a importância do fazer bem feito, ou seja, inicia-se a valorização da qualidade em todos os processos empresariais.

Neste post, apresentaremos a definição, objetivos e a importância da educação corporativa contínua. Continue lendo e confira!

O que é educação corporativa contínua?

A educação corporativa contínua consiste em possibilitar aos colaboradores o desenvolvimento profissional, ajudando eles a atuarem com maior eficiência, ampliando os seus conhecimentos e promovendo oportunidades para suas carreiras.

Essa possibilidade permite que o colaborador possa desenvolver e ampliar os seus conhecimentos obtendo resultados para si, além de atender as necessidades da própria instituição em que trabalha.

Uma pesquisa realizada em 2019 pela Pearson, conceituada instituição educacional britânica, apontou que 84% dos profissionais brasileiros, com idade superior a 18 anos, percebem a educação contínua como uma grande oportunidade para:

  • ajudá-los no trabalho que exercem,
  • possibilitar oportunidades de aumento salarial e promoções,
  • contribuir para alcançarem melhorias em suas vidas.

Outro dado interessante é que o Brasil em 2019 possuía um índice de pessoas matriculadas em algum curso ou programa educacional superior a de países como:

  • África do Sul,
  • Austrália, 
  • Canadá,
  • Estados Unidos,
  • Reino Unido.

A importância da educação corporativa contínua

Identificado o interesse dos profissionais em se aprimorarem e se mostrarem dispostos a buscar novos conhecimentos é importante apresentar as vantagens e importância da educação corporativa contínua para as empresas. Vamos a elas:

Formação direcionada às necessidades do colaborador

Tomando por base a experiência profissional e as dificuldades encontradas pelo colaborador nas tarefas do dia a dia é possível direcioná-lo ao aprimoramento desses pontos considerados fracos.

Divulgação dos valores morais e corporativos

Os cursos ajudam os profissionais a conhecerem os valores morais e corporativos de uma organização, ou seja, contribui para disseminar as práticas e posturas que a empresa considera ideais.

Temas importantes e que colaboram para a melhoria dos processos e relacionamentos podem ser tratados, tais como:

  • ética nas relações,
  • melhores práticas de atendimento a clientes,
  • perfis de liderança adequados,
  • sustentabilidade dos negócios.

Aspecto motivacional entre os colaboradores

Outro ponto a ser considerado está no motivacional dos colaboradores que se sentem prestigiados e podem ficar mais engajados com as atividades do empreendimento.

Os investimentos realizados são reconhecidos pela maioria dos colaboradores que desejam continuar trabalhando na empresa, diminuindo a rotatividade de pessoas e fidelizando profissionais.

Equiparação de conhecimentos

Um dos principais pontos na importância da educação corporativa contínua está na equiparação de conhecimentos entre toda a equipe.

Isso permite a padronização de tarefas, mesmo em empresas que possuam filiais e subsidiárias em outros locais, o que acaba se refletindo na qualidade dos trabalhos realizados e nos resultados.

Atualização e mudanças na empresa

Por fim, a educação também contribui para que todos os participantes fiquem inteirados a respeito de mudanças e atualizações tecnológicas ou estratégicas que estejam sendo implementadas na empresa.

Isso facilita a operação e consegue aumentar consideravelmente a aderência dos colaboradores a modernização e aprimoramento dos processos.

Diante de tantas vantagens, fica fácil compreender a importância da educação corporativa contínua em sua empresa. 

Todos os envolvidos ganham, refletindo-se no mercado e nos resultados obtidos a partir da melhoria dos processos e da qualidade oferecida aos clientes.

Agora que você já conhece mais sobre esse assunto, acesse o site da PSIU Educação Corporativa e saiba o que podemos fazer pelo sua educação contínua na sua empresa!

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Veja também: