5 jeitos de transformar em digital a comunicação interna

5 jeitos de transformar em digital a comunicação interna

O mundo mudou e a comunicação digital passou a ser a melhor forma de aproximação entre as pessoas.

Na empresa não é diferente, uma vez que o desejo do departamento de Recursos Humanos é inserir os colaboradores nas atividades empresariais, criando um relacionamento saudável entre instituição e funcionário.

Os antigos informativos internos, murais de recados e até mesmo ações de panfletagem podem e devem ser substituídos por comunicações digitais, onde todos tenham acesso.

Nesse artigo vamos apresentar 5 jeitos de transformar as comunicações internas no formato digital. Continue lendo e confira!

A importância da comunicação interna

É inegável que a comunicação interna é um dos melhores meios para informar os colaboradores a respeito das novidades da empresa.

Um exemplo são as notícias a respeito de campanhas, lançamentos, participação em feiras, destaques profissionais e até mesmo atividades de lazer promovidas pela empresa.

Além disso, os documentos como manual do colaborador, avisos e informações específicas também precisam chegar a todos.

A integração e a comunicação aproximam as pessoas e despertam o sentimento de responsabilidade e inclusão.

Por que, então, não deixar todas essas informações no formato digital, possibilitando a interação entre os envolvidos?

Como disponibilizar a comunicação no formato digital

O que não falta são recursos para disponibilizar as informações no formato digital a todos os colaboradores. Apresentamos aqui algumas maneiras:

1 – Intranet

É uma rede corporativa digital, destinada apenas aos colaboradores.

Nesse canal de comunicação podem estar todas as informações de interesse do colaborador, desde regulamento da empresa, treinamentos, oportunidades, avisos, novidades e dicas a respeito de encontros, festas, aniversariantes e lazer.

2 – TV Corporativa

Outra forma de dividir com os colaboradores as informações da empresa é a instalação de uma TV Corporativa que pode ficar no refeitório, sala de jogos ou algum ponto onde os todos tenham acesso e possam acompanhar as novidades.

O conteúdo precisa ser descontraído, agradável e envolvente, com chamadas rápidas e inteligentes.

3 – Mural Digital

O mural digital também é apresentado através de monitores de vídeo, no entanto, o seu conteúdo é mais estático e fica por mais tempo disponível, para que se possa fazer a leitura e a apreciação.

Normalmente são informações por escrito e sem som que também devem estar disponíveis em locais estratégicos para visualização.

4 – E-mail

O e-mail é um interessante meio de comunicação digital, por onde pode-se convocar reuniões, anunciar novidades e dividir informações.

Muitas empresas o adotam como o principal meio de comunicação interna da corporação, uma vez que seu acesso é fácil e, normalmente, canal de comunicação obrigatório com o cliente.

5 – Newsletter

Todas as novidades e informações do cotidiano podem fazer parte do informativo oficial da empresa, conhecido como newsletter.

É uma espécie de revista digital que é editada e publicada periodicamente e contém todas as informações da empresa, com artigos, notícias e novidades. Ela tem por objetivo integrar e aproximar os colaboradores.

Normalmente enviada por e-mail, também pode ser disponibilizada na intranet para download.

Não são necessários grandes investimentos para informar os colaboradores e a prática da comunicação interna digital faz toda a diferença no aspecto motivacional e de envolvimento da equipe.

Se você gostou desse artigo, leia também 8 aplicativos que vão ajudar na organização do escritório.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Veja também: