Treinamentos Corporativos: Como Engajar a Equipe?

Treinamentos Corporativos: Como Engajar a Equipe?

Se você tem uma empresa sabe que treinamentos corporativos são de extrema importância, afinal é através deles que os colaboradores se tornam mais preparados para enfrentar certos problemas, aumentando muito a qualidade e rentabilidade do trabalho!

Os treinamentos corporativos, que tendem a variar de acordo com a área de atuação da sua empresa, não trazem apenas benefícios para a instituição, mas trazem para cada colaborador.

Uma empresa que investe em treinamentos corporativos tende a passar a imagem que se importa e está realmente interessado na profissionalização dos colaboradores, fazendo os mesmos se sentirem valorizados e, por consequência, mais felizes.

 

Porém, pode ser um desafio propor um treinamento que toda a equipe se sinta motivada e queira fazer parte.

Se você quer saber sobre como engajar sua equipe em um treinamento corporativo, continue lendo nosso artigo!

Como engajar sua equipe em treinamentos corporativos

Alguns passos devem ser tomados se você realmente quer que sua equipe se engaje durante os treinamentos corporativos:

Conhecendo sua equipe

O primeiro passo de todos é conhecer sua equipe, suas falhas e necessidades como também reconhecer seu lado positivo.

É necessário saber qual treinamento realmente terá um conteúdo significativo para ela. Se sua equipe é de vendas, não adiantará muito fazer um curso que fuja dessa temática, como programação, por exemplo.

É necessário apresentar um conteúdo atual, que seus colaboradores estejam interessados e que fará a diferença para eles individualmente, como atendimento ou marketing pessoal, por exemplo, para que assim, traga resultados para sua equipe.

Os funcionários podem (e devem!) saber que você se importa com suas opiniões, tendo a liberdade de sugerir treinamentos ou áreas de interesse.

Informe seus objetivos

Depois de já ter decidido o treinamento, é de extrema importância que o colaborador realmente compreenda qual a importância do treinamento e por quê ele deve ser realizado.

Ou seja, uma boa alternativa é ter uma conversa franca com a sua equipe para falar sobre no que eles devem melhorar e na importância do curso nesse processo.

Faça um treinamento dinâmico

É comum, durante os treinamentos corporativos, perceber que seus colaboradores vão perdendo, pouco a pouco, o entusiasmo, certo?

Isso normalmente acontece pelos fatos dos treinamentos corporativos serem na forma de exposição, onde o palestrante expõe alguns dados ou fatos e os colaboradores apenas ouvem.

Uma boa estratégia para evitar que isso aconteça é misturar a teoria com atividades realizadas pelos próprios colaboradores, seja através de uma conversa, de uma dinâmica ou até mesmo uma atividade prática.

Além disso, é de extrema importância que o colaborador entenda qual a conexão daquilo que está vendo com o seu cotidiano e como esses conhecimentos irá ajudá-lo a fazer seu trabalho de forma mais eficiente.

Crie uma cultura de aprendizagem na sua empresa

O desenvolvimento de uma pessoa, tanto de forma pessoal quanto no profissional, deve ser constante. É muito importante que sua empresa demonstre que está interessado em criar uma cultura de aprendizagem.

A cultura de aprendizagem serve para que seus colaboradores estejam sempre buscando novos conhecimentos e mais oportunidades de aperfeiçoamento, criando um ambiente promissor para o aprendizado.

Além disso, é muito legal o fato de um colaborador passar o seu conhecimento para outro que não pôde ir no treinamento, criando uma corrente de aprendizagem constante dentro da sua empresa!

Valorize o feedback

Agora que o treinamento já foi feito, com conhecimento significativo de forma dinâmica, é necessário estudar quais os resultados esperados do mesmo.

Uma boa dica é fazer uma pesquisa de opinião com sua equipe, pedindo sugestões, perguntando o que eles gostaram e o que poderia melhorar.

Além disso, se seu treinamento foi bem realizado, você poderá notar a diferença nos resultados e na motivação da sua equipe.

Se você gostou das nossas dicas, comente e compartilhe com seus amigos!

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Uma resposta

Os comentários estão desabilitados.

Veja também: