Use as Mídias Sociais de seus colaboradores a favor da sua empresa

Use as Mídias Sociais de seus colaboradores a favor da sua empresa

Como usar as Mídias Sociais em um mundo cada vez mais social onde as pessoas passaram de simples espectadores e agora são também as próprias mídias que compartilham e propagam informações e ideias? A realidade é que ninguém pode desdenhar do poder das Mídias Sociais e o que elas podem fazer contra ou a favor da sua empresa. Na base de toda essa mudança social que mudou a forma como as empresas se comunicam e se comportam mediante seu público estão seus colaboradores, que estão passando cada vez mais tempo conectados, seja através de desktops, notebooks, tablets ou smartphones. Por isso, a empresa deve estar atenta a esses passos e buscar estar sempre orientando seu funcionário sobre a melhor maneira de agir nessas mídias, a fim de evitar desgastes e prejuízos para a marca.

A velocidade com que uma informação, boa ou ruim, é compartilhada e propagada é um risco que bate a porta e que dá calafrios nos mais céticos dos gestores. De nada adianta criar cartilhas, definir horários, criar senhas ou punir, pois estamos na era da informação, bem vindos a era da democracia digital, onde todos têm o direito de se expressar da forma que julgarem melhor.

Claro que toda ação tem uma reação, mas o estrago que um funcionário pode causar a imagem de uma empresa, de qualquer porte, pode ser quase que irreparável, mesmo após demitir, processar e ganhar a causa do funcionário. É como diz o ditado: “Um tuíte enviado, jamais será apagado.” E este alerta, acompanhamento e monitoramento não é papel apenas do marketing, mas também do departamento pessoal e recursos humanos que devem ter cuidados adicionais e pesquisar sobre o que o candidato costuma fazer nas mídias sociais no momento da contratação.

Seguindo essa linha de pensamento colaborativo, o ideal mesmo é educar e conscientizar os colaboradores, a fim de torná-los, não apenas conscientes no uso das mídias sociais, mas peças-chave da estratégia de marketing da sua empresa.

Ney Lins é um profissional de Marketing e Eventos e Autor Best-seller na Amazon Brasil. Especializado em Mídias Digitais, Experiência do Cliente, Estratégias de Posicionamento de Marca e Comportamento do Consumidor, Ney planejou, desenvolveu, executou e entregou resultados bem-sucedidos ao longo de mais de 14 anos de experiência em diversos países na América Latina, Europa e América do Norte.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Veja também: