Videoconferências: como reduzir custos e otimizar processos

Videoconferências: como reduzir custos e otimizar processos

Investir em alternativas que reduzem custos para uma empresa é uma necessidade constante, embora ainda exista muita resistência para mudanças.

Hoje as empresas precisam adotar estratégias em diversas áreas para se comunicar e para se relacionar com seus clientes.

E tanto no trabalho remoto, como nas grandes organizações, a videoconferência passou a ser uma iniciativa que ajuda tanto na economia como na melhora dos processos de relacionamento.

Confira no nosso post como as videoconferências podem ajudar a reduzir custos e a otimizar processos.

Videoconferência: comunicação mais dinâmica e de qualidade

A videoconferência se tornou uma importante ferramenta para otimizar processos de comunicação de uma empresa.

Por meio dela é possível praticar e desenvolver uma comunicação mais eficiente do que em relação ao uso do telefone, por exemplo.

Com ela se tem a oportunidade de ver a reação das pessoas e escutar todos, observando o que cada pessoa está sentindo e a forma como está se manifestando.

Em outras palavras, por meio da videoconferência é possível ver o que está acontecendo, o que torna tudo mais compreensível para todos os participantes.

Vantagens em usar a videoconferência

Usar a videoconferência na sua empresa vai trazer vantagens importantes para todos.

Para quem trabalha home office, por exemplo, o fato de não ter que fazer ligações ou sair de casa para reuniões, além de ser prático, com certeza é mais confortável e agradável.

Ela ainda vai ajudar a resolver todas as pendências num só momento, com todos os envolvidos reunidos.

Podemos citar ainda como vantagens da videoconferência:

  • Permitir uma comunicação unificada e melhor para todos ao mesmo tempo;
  • Proporcionar maior integração com sua equipe profissional;
  • Solucionar problemas de forma mais rápida e eficiente diretamente com o cliente;
  • Promover lançamentos de produtos sem precisar o deslocamento dos colaboradores de outras cidades;
  • A videoconferência permite realizar cursos, entrevistas, encontros com fornecedores, clientes e parceiros em geral;
  • Maior aproveitamento do tempo.

A videoconferência traz outras duas vantagens que preferimos mostrar de forma mais destacada. São elas:

Redução de custos

Quando falamos acima que a videoconferência permite uma comunicação unificada com todos as pessoas envolvidas, ao mesmo tempo, talvez não se tenha a dimensão da praticidade e da redução de custos que essa realização proporciona.

Imagine que você precisou viajar e de repente surgiu um imprevisto na sua empresa que precisa ser resolvido imediatamente com todos os seus fornecedores.

Por meio da videoconferência você pode reuni-los e encontrar a solução do problema, sem precisar retornar, isso quer dizer sem gastos não previstos.

Muitas empresas mantém em em quadro de colaboradores pessoas no sistema home office, e algumas vezes essas pessoas moram em outras cidades. Pense nos gastos com viagens, estadias e tudo mais se cada vez que precisar reuni-los, eles tiverem que se deslocar do seu local para o escritório.

Da mesma forma, por meio da videoconferência você poderá promover para os interessados seminários, palestras e outros treinamentos que sua empresa realize.

Sem contar, o tempo ganho para se dedicar mais ao trabalho sem o estresse de trânsito e outros inconvenientes.

Otimização dos processos

Uma boa parte das empresas ainda usam telefones, e-mails ou mensagens para se comunicar e muitas vezes o simples fato de esperar uma resposta atrasa todo um processo de negociação, por exemplo.

A videoconferência proporciona a oportunidade de se reunir com filiais, clientes, colaboradores em tempo real, onde quer que eles estejam, o que permite que todos se envolvam mais e melhor com o negócio.

Dessa forma a videoconferência otimiza os processos dentro de uma empresa de forma rápida e eficiente. Num mesmo momento, tudo em pendência pode ser resolvido.

Como pode-se ver, a videoconferência só traz vantagens para o negócio, para a empresa e para o participante, por se tratar de um sistema de comunicação eficaz entre gestores, colaboradores e clientes.

Na sua empresa, qual o sistema de comunicação?

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Uma resposta

Os comentários estão desabilitados.

Veja também: