5 erros de líderes na gestão de pessoas

5 erros de líderes na gestão de pessoas

À medida que o tempo passa, é notável que conviver com pessoas diversas da mesma maneira não é possível.

Quer seja um familiar, um amigo ou um colaborador na empresa. Cada qual pensa, age e sente de forma diferente.

Proporcionar um ambiente ideal e manter a equipe sempre motivada deve ser a meta de todo líder de sucesso.

Mas, não é uma tarefa fácil, e falaremos aqui no nosso post, sobre 5 erros de líderes na gestão de pessoas, que podem comprometer o sucesso da equipe e do empreendimento.

Leia mais!

Os erros mais comuns na gestão de pessoas

A primeira exigência para um líder ser reconhecido como um gestor de pessoas, de sucesso, é o exercício do autoconhecimento.

Avaliar o seu comportamento, por exemplo, diante de uma falha ou de um grave problema. Você consegue manter a calma diante da crise? Mantém sua equipe motivada quando esta não consegue cumprir as metas estipuladas?

Reconhecer-se como pessoa que também falha, assim como seus colaboradores, é sinal de humildade perante os mesmos.

 

Reconhecer as falhas, aprender com os erros, compartilhar as experiências com seus funcionários e ouvi-los, mostra que você exerce o cargo de chefia, mas acima de tudo é um líder que os trata de igual para igual.

Abaixo citamos alguns erros que líderes cometem na gestão de pessoas, algumas vezes sem perceber.

Comunicação ineficiente

A maior parte dos líderes tem dificuldade na comunicação com seus funcionários e um dos principais erros é querer falar com todos da mesma forma.

Nem todos entendem da mesma forma o que é escrito ou dito ou utilizam do mesmo canal de comunicação de forma prioritária, e aí vem a necessidade de conhecer a fundo cada um dos seus colaboradores para saber como se dirigir a cada um deles.

Equipe desmotivada

Um outro grande erro dos líderes na gestão de pessoas é a dificuldade em promover a motivação da sua equipe.

Se mostrar preocupado diante de uma crise ou de um problema é normal, mas mostre-se confiante e peça ajuda, isso fará com que eles realmente abracem a causa e vistam a camisa da empresa junto com você. Afinal, o problema deve ser de todos.

Falta de expectativa

Muitos líderes cometem a grave falha de não criar expectativa nos seus funcionários.

Ainda é comum ver empreendedor pensando no crescimento pessoal e individual, não envolvendo os colaboradores no engrandecimento da empresa. Conscientize-se e conscientize-os que a empresa crescendo, todos crescem.

Falta de inovação

Um dos grandes problemas na gestão de pessoas é a falta de inovação.

O que você faz na hora da crise ou quando aparece um problema complicado? Espera para ver até onde vai ou busca uma saída?

Seus colaboradores precisam ver em você um inovador. Manter a calma é diferente de cruzar os braços. Você é o espelho para sua equipe.

Abrir a mente, criar e inovar são ações fundamentais para sair de uma crise e manter a confiança que seus companheiros têm em você.

Falta de alegria

Muitos líderes ainda tem uma noção de que um ambiente de trabalho sério e comprometido é um ambiente sisudo e sem alegria. Sério problema, uma equipe sem alegria no que está fazendo, produz pouco e sem qualidade.

Alegria não quer dizer falta de compromisso e seriedade, pelo contrário.

 

Outro fator importante é saber que constatar é completamente diferente de criticar. Constatar que seu funcionário precisa melhorar algo é diferente de criticá-lo. A constatação usa da humildade e humanidade no falar, além de proporcionar soluções. A crítica muitas vezes humilha, se feita de maneira inadequada.

Seja um líder admirado pelo respeito adquirido através dos bons exemplos.

Se você gostou do nosso post, compartilhe com seus amigos.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Veja também: