A importância da acessibilidade em eventos

A importância da acessibilidade em eventos

Muitas empresas estão em busca de uma cultura organizacional mais diversa e inclusiva. Para isso, é preciso considerar a importância da acessibilidade em eventos.

Um levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que a população com deficiência no país foi estimada em 18,6 milhões de pessoas, representando parte significativa dos brasileiros.

O estudo realizado também mostra que esse grupo possui maiores dificuldades de acesso a oportunidades de educação e trabalho, quando comparados com as condições de pessoas sem deficiência.

Por esse motivo, pensar sobre a acessibilidade em eventos é uma demanda urgente, que deve ganhar espaço nas discussões das empresas. Continue a leitura e saiba mais sobre esse assunto!

Por que se preocupar com a acessibilidade em eventos? 

Segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), o termo “acessibilidade” está associado à possibilidade e condição de alcance, percepção e entendimento para a utilização, com segurança e autonomia, de diferentes espaços.

No mundo corporativo, a demanda por edifícios mais inclusivos, que permitam a locomoção de pessoas com deficiência e por uma comunicação que inclua verdadeiramente esse grupo já é uma realidade.

Da mesma forma, pensar na acessibilidade em eventos significa garantir que todos os participantes tenham acesso igualitário à experiência proposta, promovendo a sua presença e participação em todos os espaços.

Além disso, vale lembrar que princípios como diversidade e inclusão produzem impactos importantes para as organizações que os colocam em prática, além de também promover mudanças positivas socialmente.

Acessibilidade em eventos em 3 passos principais

Para colocar esse princípio em prática, é preciso considerar diferentes fatores que podem interferir na acessibilidade em eventos, de modo que todas as pessoas sejam incluídas nessa experiência.

Confira 3 passos essenciais para proporcionar ambientes acessíveis:

Planeje o evento pensando na acessibilidade

Em muitos casos, esse é o último fator a ser considerado durante o planejamento. Assim, quando todos os aspectos do evento já estão definidos, a organização percebe a necessidade de promover a acessibilidade.

Nesse contexto, é muito comum que não seja possível cobrir todas as demandas das pessoas com deficiência, além de todo o processo se tornar mais trabalhoso.

É necessário que essa seja uma preocupação desde o início do planejamento, interferindo na escolha do local, na comunicação pré-evento, nas opções de transporte e adaptações de atividades, quando necessário.

Garanta que o espaço é adequado

A escolha do local é um dos elementos mais importantes para promover a acessibilidade em eventos. Sem um espaço adequado, as pessoas sequer poderão estar presentes ao longo da experiência.

Por isso, é preciso avaliar a arquitetura do local, incluindo estacionamento, entradas, banheiros adaptados e sinalização adequada.

Dessa maneira, pessoas com deficiência poderão estar presentes nesse ambiente, participando desse momento de forma confortável e tranquila.

Cultive a boa comunicação em eventos presenciais e online

Lembre-se de que nem todas as deficiências dizem respeito à capacidade de locomoção das pessoas. A comunicação é mais um elemento essencial que deve ser considerado.

Seja no próprio evento ou na sua comunicação online, inclua intérpretes de Libras e descrições visuais, de forma que pessoas surdas e cegas também possam conhecer o seu evento e participar dele com qualidade.

Para saber mais a respeito desse assunto, continue por aqui e confira também nosso post sobre como ser uma empresa inclusiva!

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Veja também: