Como lidar com a pressão no trabalho?

Como lidar com a pressão no trabalho?

Saber lidar com a pressão no trabalho está diretamente ligado a sua qualidade de vida e a não permitir que essa situação venha a comprometer a sua carreira profissional.

Viver estressado não significa competência e não pode ser considerado um sinal de quem trabalha muito e está no caminho certo do sucesso.

Pelo contrário, essa situação pode comprometer a qualidade das tarefas e até mesmo vir a causar problemas de saúde física e mental que venham a obrigá-lo a um afastamento das atividades para reequilibrar o seu bem-estar.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) aponta que uma a cada cinco pessoas podem sofrer algum problema de saúde mental em função da pressão no trabalho.

Neste post, apresentaremos detalhes a esse respeito e o que você precisa fazer para lidar com essa situação. Continue lendo e saiba mais sobre o assunto!

Afinal, como lidar com a pressão no trabalho?

Para lidar com a pressão no trabalho, o primeiro passo está em reconhecê-la.

É importante que se saiba que todo trabalho exige dedicação, onde em algum momento oferece dificuldades e um esforço extra para que determinado objetivo seja alcançado, no entanto, alguns sinais demonstram que algo não está correndo bem, quando você:

  • não tem mais vontade de trabalhar,
  • não consegue mais oferecer qualidade em suas tarefas,
  • perde o interesse pelas conquistas profissionais,
  • problemas como enxaquecas, insônia e falta de apetite passam a ser constantes,
  • a auto-estima está em baixa,
  • conflitos com colegas e o mau-humor passaram a fazer parte do seu cotidiano.

Diante dessa realidade, você precisa parar para avaliar a situação e desenvolver ações que venham a estancar o problema. Para isso:

Estabeleça limites

Estabelecer limites está diretamente associado a saber dizer “não”, ou seja, colaborar no que for possível, porém, não aceitar que colegas ou seus superiores imponham uma condição de trabalho que fuja das suas possibilidades.

Peça ajuda

Pedir ajuda é um comportamento saudável para todo aquele que sabe trabalhar em equipe.

Isso significa que se você não consegue cumprir com as exigências por falta de tempo ou sobrecarga de tarefas, nada melhor do que conversar com a equipe e superiores e apresentar a situação de maneira profissional e equilibrada.

Faça pausas durante o expediente

As pausas durante o expediente podem ajudá-lo a reencontrar a produtividade.

Um artigo da Revista Superinteressante, baseado em fontes de especialistas nas áreas de recursos humanos, gestão de tempo, fisiologia, organização e produtividade, mostra que a atenção de uma pessoa dura 90 minutos.

Após esse período é importante uma pequena pausa, para que o cérebro possa descansar e estar pronto para a continuidade dos trabalhos.

Não leve essa pressão para casa

Possivelmente você já ouviu falar de pessoas que conseguem “desligar” uma tarefa e concentrar suas atenções em outras atividades. Essa ação diz respeito a não deixar que a pressão do trabalho entre pelas portas da sua casa.

É fundamental que se saiba separar o profissional do pessoal, pois essa atitude garante momentos de lazer e alegria com sua família, o que colabora efetivamente para o restabelecimento das energias e disposição para enfrentar mais um dia de trabalho.

Seja transparente com o líder

Por fim, para evitar a pressão no trabalho de forma exagerada, é muito importante que exista uma transparência com o seu líder.

Isso significa conversar a respeito da situação que você está vivenciando e solicitar ajuda para a resolução do caso.

Os bons líderes estão sempre dispostos a contribuir e a achar meios para que os objetivos sejam atingidos e os envolvidos nos processos sintam-se bem, portanto, vale a pena uma boa conversa com o seu chefe.

Caso você perceba que não existe retorno a respeito ou que sua vida será uma eterna cobrança, considere que talvez seja o momento de buscar por uma nova oportunidade.
Agora que você conhece algumas dicas importantes para lidar com a pressão no trabalho, continue conosco e leia nosso post que apresenta quais são os tipos de comportamento organizacional!

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Veja também: