Gestão do conhecimento: o que é isso?

Gestão do conhecimento: o que é isso?

Informação e conhecimento andam juntos, mas em caminhos separados.

A poetisa Cora Coralina tem um frase que nos faz refletir: Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.

Como sabemos a informação está ao nosso alcance vinte e quatro horas por dia, todos os dias.

Mentes a mil por hora e de repente você pára e começa a pensar no quanto de informação armazenada ou avulsa existe na sua empresa.

Qual o seu papel como gestor para que essas informações fossem utilizadas em benefício da sua empresa e acima de tudo em benefício coletivo dos seus colaboradores?

No nosso post, falaremos sobre o que é gestão do conhecimento. Fique atento!

O que é gestão do conhecimento

Para Rivadávia Drumond – professor de negócios, um dos mais conceituados consultores na área do conhecimento e autor do livro “Gestão do conhecimento em organizações” – a gestão do conhecimento vai muito além da simples gestão da informação.

Gestão significa administração, gerência.

Numa linguagem simples podemos dizer que a gestão do conhecimento seria transformar as informações de dentro da sua empresa em conhecimento, entre todos os envolvidos.

Mas quando Rivadávia diz que vai além da simples gestão (administração) da informação, provavelmente é isso que ainda não se entende.

Gerenciar conhecimento é algo mais complexo porque deve promover mudanças sociais e culturais, exige uma naturalidade em discutir o que se sabe e o que ainda não se sabe, proporcionando a partir dessa experiência novos conceitos e criações de novas ideias.

Diferença entre informação e conhecimento

Aqui precisamos explicar que existe uma diferença substancial entre informação e conhecimento.

Informação é tudo aquilo que você lê, aprende e estuda.

Já o conhecimento é quando você consegue organizar as informações e utilizar-se delas, em outras palavras, é quando o seu saber tem uma utilidade.

Conhecimento é quando você aprendeu algo novo e ajudou a divulgar a novidade, informando, discutindo e experienciando esta nova informação.

Como aplicar a gestão do conhecimento na minha empresa

A gestão do conhecimento na empresa, como dissemos acima, não é uma simples atitude que procede de um sistema controlado e automático.

Para criar a gestão do conhecimento é preciso ter em mente que será um processo que necessitará sempre ser nutrido e estimulado, porque a informação chega o tempo todo.

Transformar as informações que vagueiam dentro da sua empresa em conhecimento é papel do gestor.

Estamos falando de informações coerentes que ajudem no engrandecimento da empresa, na melhora pessoal dos seus colaboradores e do coletivo em si.

Dentro de uma empresa o gerar conhecimento deve ser interdisciplinar e envolver os profissionais de todas as áreas.

Mentes conectadas com pensamentos, informações e experiências diferentes resultam em criações produtivas e em sucesso.

Compreendendo a gestão do conhecimento

O ser humano tem uma maior facilidade de compreender visualizando, então, vamos visualizar uma cena dentro da sua empresa para que você entenda como funciona a gestão do conhecimento:

Sua empresa lançará um novo produto. Você não pode simplesmente lançar e aconteça o que acontecer.

Para o lançamento de um novo produto várias áreas são envolvidas. Desde a criação, o desenvolvimento, assistência técnica, matéria-prima, armazenamento, comercial, etc.

Numa mesma conversa cada um dos responsáveis ajudará com suas informações. Vai transmitir o que sabe e cada um vai tirar proveito deste saber, resultando num produto melhor.

É como se o grupo se reunisse para fazer uma pizza e cada um informasse o que sabe a respeito de como fazer a massa, opções de recheio, tempo de preparação, como entregar, conservação do produto, formas de pagamento, assamento e armazenamento.

Se você gostou e achou interessante o nosso post, você poderá gerar conhecimento compartilhando-o com seus amigos e quem sabe iniciando uma discussão sobre o tema.

Por isso, compartilhe, gere  e compartilhe conhecimento, pois conhecimento nunca é demais!

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Veja também: