Inovação de produtos: a oportunidade para ultrapassar fronteiras

Inovação de produtos: a oportunidade para ultrapassar fronteiras

O sucesso de qualquer corporação passa pela inovação de produtos, serviços e soluções oferecidas ao mercado.

É preciso apresentar diferenciais que contribuam para o destaque e o alcance de novos negócios no dia a dia das operações empresariais.

Uma pesquisa realizada pela Dell, em parceria com a Vanson Bourne e tendo por tema a inovação, envolveu 6.600 líderes de 45 países, dos quais 300 deles eram do Brasil.

Os resultados demonstraram que em nosso país:

  • 97% dos entrevistados reconhecem a importância desse assunto, 
  • apenas 5% das corporações brasileiras são consideradas líderes na inovação,
  • 42% foram reconhecidas pela pesquisa como avaliadores das novidades.

Neste post, apresentaremos detalhes sobre a inovação de produtos, o caminho seguro para ultrapassar fronteiras e alcançar os desejados resultados. Leia e confira!

A inovação de produtos: criar ou aprimorar os existentes?

A inovação de produtos tem por objetivo oferecer ao mercado um valor adicional que corresponda aos anseios dos consumidores.

Para isso, o produto pode apresentar:

  • características únicas,
  • funcionalidades aprimoradas,
  • materiais inovadores,
  • design diferenciado.

Não há como ignorar as mudanças de comportamento da sociedade, inclusive no que se refere ao consumo.

Isso significa que o consumidor está sempre atento às novidades, buscando por serviços e produtos que atendam às suas demandas, porém, esperando algo que valorize a negociação.

Isso significa que a inovação pode acontecer tanto na criação de um novo produto como também no aprimoramento de algum já existente, ou seja, é necessário que as empresas estejam constantemente revendo suas soluções.

Tipos de inovação de produtos

Basicamente, pode-se dividir a inovação de produtos e serviços em 3 tipos:

Inovação Radical

A inovação radical é aquela que exige grandes investimentos e precisa trabalhar uma mudança de mercado, ou seja, trata-se de um projeto de alto risco que pode apresentar resultados bilionários.

Um dos maiores exemplos disso é o smartphone lançado pela Apple, que deu início a um novo mercado e uma mudança radical na tecnologia, levando aos aparelhos celulares as soluções disponíveis apenas nos micros e notebooks, além de novidades que modificaram o mundo da comunicação.

Inovação incremental

Na inovação de produtos, a incremental trata do aprimoramento e mudanças realizadas em soluções já existentes, quando novas funcionalidades podem ser incrementadas atraindo os consumidores, portanto, trata-se de um processo de baixo risco.

Um bom exemplo pode ser percebido nos aparelhos de TV que continuam com os mesmos objetivos da sua criação, no entanto, agregando serviços e tecnologias, tanto físicas (tamanho dos equipamentos) como em termos de funcionalidades (resolução e utilização vinculada a Internet das Coisas).

Inovação disruptiva

A inovação disruptiva diz respeito a um novo produto ou serviço. Aqui, o antigo se torna obsoleto e a novidade gradativamente ocupa espaços e conquista o mercado.

São exemplos disruptivos:

  • bancos digitais,
  • serviços de mobilidade urbana (Uber, 99, etc.)
  • streamings.

Note que, nesse caso, os bancos físicos tiveram que rever seus formatos, as empresas de táxis precisam encontrar um novo espaço e as locadoras de filmes simplesmente desapareceram.

Motivos para investir na inovação de produtos

Mesmo que algumas pessoas e empreendedores não estejam contentes com a inovação de produtos e serviços, ela é uma realidade sem volta.

Portanto, investir nessa ação significa:

  • destacar a sua empresa no mercado,
  • atender com qualidade as necessidades dos clientes,
  • expandir os negócios,
  • aumentar a lucratividade da operação,
  • adaptar os produtos e serviços às novas realidades.

O fato é que trabalhar soluções inovadoras é sinônimo de sucesso, independente do segmento em que sua empresa atua, é fundamental estar atento ao que surge no mercado e quais as tendências dos consumidores.

Diante dessa realidade que pode se transformar na alavancagem do seu empreendimento, vale a pena acessar também o nosso post que apresenta os impactos da inteligência artificial nas suas estratégias empresariais!

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Veja também: