Metas SMART: alcance seus objetivos com elas

Metas SMART: alcance seus objetivos com elas

Para que a sua empresa obtenha resultados ainda melhores e de forma escalada, as metas SMART podem ser um caminho de sucesso.

Há quem pense que as grandes empresas não possuem padronizações rígidas em suas operações ou até mesmo que a sua qualidade se mantém apenas por causa dos produtos e serviços que oferecem.

A verdade é que qualquer empresa para ter sucesso, precisa ter os seus processos bem estruturados, bem como mensurados para que possam ser melhorados a cada oportunidade.

Mesmo as grandes marcas referências em seus setores de atuação não estão imunes de terem gargalos no cotidiano e deixarem alguns de seus processos apresentarem problemas, principalmente quando o aumento ou a grande baixa de demanda ocorrem.

Por isso que qualquer marca precisa constantemente rever as suas ações e tarefas diárias, compreender as principais reclamações dos colaboradores e clientes, bem como estudar o mercado, a concorrência e as novas tendências de comportamentos de compra.

É aí que entram as novas metodologias e ferramentas para obter resultados ainda melhores e técnicas mais avançadas para realizar atividades rotineiras, otimizando o tempo e tornando cada trabalho mais proveitoso.

Sabendo das oportunidades e melhorias que as metas SMART podem trazer, criamos esse conteúdo. Fique por aqui e entenda o que são e porque são bastante usadas nas mais variadas organizações ao redor do mundo.

O que são metas SMART?

Apesar dessas metas parecerem ser a palavra em inglês smart (inteligente), na verdade é uma sigla, que representa os cinco critérios que uma meta precisa ter para que possa auxiliar uma empresa.

São elas: S (Específica), M (Mensurável), A (Atingível), R (Relevante) e T (Temporal).

Perceba que para que a sua empresa realmente possa desenvolver novos caminhos a seguir, bem como objetivos a serem alcançados, não basta querer determinada meta ou cobrar das equipes por ela.

É muito importante analisar se os seus objetivos atendem esses cinco requisitos, de forma que devem ser específicos, com possibilidade de mensuração, realistas, importantes para o desenvolvimento da empresa e com prazo para começar e acabar.

Agora que você sabe disso, veja a seguir uma explicação mais completa sobre os cinco requisitos que qualquer meta da sua marca precisa atender.

Específica

Como você e a sua equipe irão atingir um objetivo se não sabem exatamente do que se trata? Pense, por exemplo, que você diga aos seus vendedores que quer “vender mais”. Além de ser vago, pode soar como uma cobrança infundada.

Agora pense na seguinte situação: “precisamos aumentar em 25% as vendas do nosso aparador de grama X”. A situação muda completamente, certo?

Mensurável

Depois de ter uma meta específica em mente, é hora de pensar como você saberá que a atingiu. É fundamental ser possível mensurar esse objetivo e caso seja impossível, há algo errado com essa meta.

Já pensou solicitar para a sua equipe de atendimento que eles diminuam as reclamações dos clientes nas redes sociais, mas não fornece qualquer ferramenta de monitoramento de interações? Torna impossível o cálculo da melhoria das taxas de satisfação.

Atingível

Outro ponto muito importante quando falamos nas metas SMART é que elas não podem estar fora da realidade da sua empresa.

Se, por exemplo, você é um pequeno produtor e tende a vender 10 peças de roupas por dia feitas pela sua fábrica, não adianta querer de um mês para o outro vender 80 peças diariamente, com as mesmas máquinas e equipe.

É fundamental estudar a sua marca, a concorrência e o que pode ser feito dentro da sua realidade.

Relevante

Essa meta realmente irá auxiliar de alguma forma a sua marca ou apenas é um sonho ou capricho?

A meta para ser considerada SMART precisa ter um bom motivo, sendo facilmente entendida, bem como aceita por quem irá auxiliar na sua chegada.

Temporal

Por fim, não podemos esquecer que qualquer meta precisa de todos esses critérios mais um muito importante que é o seu prazo.

A sua empresa pode até ter uma meta específica, mensurável, relevante e realista, mas se não tiver um período para ser cumprida, dificilmente sairá do papel.

E aí, pronto para colocar em prática as metas SMART e tornar a sua empresa ainda mais assertiva?

Aproveite para ficar ainda mais por dentro desse tema e leia também sobre os principais hábitos que o tornam um bom líder.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Veja também: