Você conhece os métodos ágeis?

Você conhece os métodos ágeis?

Nos dias atuais, a agilidade é tão importante quanto a qualidade dos serviços prestados.

Mais que nunca é preciso mudar conceitos e enfrentar desafios introduzindo metodologias que ofereçam aos clientes o que eles precisam e quando precisam.

Para isso, é necessário que as empresas se atualizem sempre para, assim, enfrentarem o mercado de forma eficaz e rápida.

Nesse post vamos falar sobre como os métodos ágeis podem ajudar a sua equipe a produzir com agilidade oferecendo produtos e serviços de qualidade. Leia mais!

O Manifesto Ágil

Para que você entenda o que são os métodos ágeis, primeiro precisamos explicar que tudo começou no ano de 2001 com o Manifesto Ágil.

Em fevereiro de 2001, 17 profissionais, que na época já usavam métodos ágeis, se reuniram para debater os pontos comuns dos projetos que obtiveram sucesso e com base nessas análises criaram, então, o Manifesto para Desenvolvimento Ágil de Software.

Na época esses profissionais usavam e analisaram os resultados apresentados nos processos com metodologias como XP, DSDM, SCRUM, FDD, etc.

A partir da reunião, o Manifesto Ágil aborda valores que todos os presentes reunidos concordaram em seguir e disseminar.

Nesse manifesto os valores passaram a ser:

  • Indivíduos e interações – são mais importantes que processos e ferramentas;
  • Software em funcionamento – vale mais que documentação abrangente;
  • Colaboração com o cliente – e não apenas negociação de contratos;
  • Responder à mudanças – é mais que seguir um plano.

O manifesto não tira o valor e a necessidade dos itens citados na direita, mas enfatiza e prioriza os da esquerda.

A partir desse evento, os métodos tradicionais, geralmente carregados de documentação, deram lugar aos métodos ágeis, práticos, interativos e eficazes. Não só na TI, mas de forma geral dentro das instituições. Surgiram então os métodos ágeis.

O que são métodos ágeis?

É uma nova maneira de gestão e também de desenvolvimento de software e de projetos.

Para que isso aconteça usa uma abordagem de planejamento e execução iterativa e incremental.

A metodologia ágil consiste em simplificar o complicado. Ela pega um processo empírico, ou complicado, e divide em partes menores, ou em problemas menores, no desenvolvimento chamado de tarefa.

Essa divisão possibilita ver o processo de outra maneira, tornando-o mais fácil desenvolvê-lo e também para que ele funcione regularmente.

Como funciona?

Os métodos ágeis têm iterações curtas e os resultados são medidos por meio dos produtos prontos, trazendo flexibilidade e adaptabilidade ao serviço.

O método foca no que irá agregar valor verdadeiro a todo o processo produtivo, por isso, muitas vezes descarta a documentação e a burocracia. Isso, não quer dizer, que o processo não seja documentado.

Aqui podemos citar o Kanban, o Scrum e Lean como exemplos de metodologias ágeis e que geralmente estão ligadas tanto ao gerenciamento como no desenvolvimento de projetos.

Os métodos ágeis proporcionam ainda:

  • Processos rápidos e de fácil execução e entendimento;
  • Um aumento na produtividade da equipe;
  • Proporciona uma significativa melhora na eficiência operacional;
  • Faz com que aumente as oportunidades de negócios;
  • Integrações entre pessoas;
  • Resposta rápida para imprevistos e mudanças;
  • Colaboração do e com o cliente.

Vale lembrar que uma das maiores mudanças trazidas pelos métodos ágeis é que os indivíduos e as interações são mais importantes que processos e ferramentas.

Portanto, essa metodologia faz com que o atendimento seja melhor, buscando a satisfação do consumidor sempre e acima de qualquer outro objetivo.

Se você gostou do nosso post, leia também 10 dicas para otimizar a comunicação na sua empresa.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Veja também: