Métricas de marketing para acompanhar

Métricas de marketing para acompanhar

Ao falar sobre campanhas digitais, é difícil não citar as métricas de marketing, fundamentais para a análise de resultados das estratégias e responsáveis por insights valiosos.

No entanto, se você simplesmente pesquisar sobre métricas, irá encontrar dezenas de indicadores, o que pode confundir você ainda mais e dificultar a análise de pontos realmente importantes para as suas metas.

Isso é bastante comum de ocorrer, principalmente em empresas que estão começando os seus primeiros esforços no marketing digital e ainda estão se familiarizando com os canais disponíveis, as formas de mensuração de cada e o que fazer com os dados.

De fato, para alguns gestores pode parecer desafiador colocar tantos números em ordem e conseguir traduzi-los em otimizações nas campanhas, mas nem tudo está perdido: é possível aprender sobre as métricas de marketing mais indicadas para cada campanha.

Em primeiro lugar, é necessário compreender que as métricas mudam de acordo com o objetivo das campanhas. 

Em uma estratégia de engajamento, por exemplo, o foco será medir principalmente o quanto os usuários interagiram com o anúncio.

Faria sentido analisar os leads captados? Nesse caso, não. Provavelmente a quantidade seria muito baixa ou até mesmo zero, afinal, os esforços foram direcionados a interações. 

Essa é apenas uma das situações que ocorrem dentro desse universo quando olhamos para as métricas incorretas.

Para ajudar você a evitar isso e ter um olhar estratégico sobre as campanhas de marketing, criamos esse post, que fala sobre cinco métricas bastante importantes para a sua marca. Continue por aqui e aproveite para entender mais sobre cada uma delas.

5 métricas do marketing que você precisa acompanhar 

Veja a seguir algumas formas de mensuração de resultados de suas campanhas online, lembrando que elas precisam estar atreladas ao tipo de estratégia:

Leads por canal

Essa forma de mensuração de resultados é focada na captação de leads por canal, ou seja, quantos clientes em potencial se cadastraram para saber mais sobre a sua empresa.

Os principais locais de captação de leads são:

  • e-mail marketing, 
  • landing page, 
  • campanhas específicas de mídia paga, 
  • determinados posts de blog,
  • posts de redes sociais de fundo de funil.

A dica aqui é encontrar formas de descobrir a origem de cada lead e procurar entender o que o motivou a se interessar ainda mais pela sua marca.

Custo por clique

Essa é uma das métricas de marketing mais comuns de analisar, já que pode ser usada em campanhas diferentes. 

O CPC, como também é chamado, se trata de uma conta simples: divide-se o que foi gasto na campanha pela quantidade de cliques recebidos.

Esse é um KPI muito usado no Google Ads, já que o principal foco dos anunciantes é conseguir cliques para os destinos, seja o site da empresa, blog, hot site ou landing page.

Quanto menor for o CPC, melhor para a empresa, já que indica que com determinada verba a maior quantidade possível de pessoas terá chegado ao destino.

Taxa de clique

Essa métrica é usada principalmente para medir o sucesso de um disparo de e-mail marketing, de forma a calcular a porcentagem de pessoas que clicaram no link em relação a todos que receberam a mensagem.

Com essa taxa, você pode analisar se os CTAs, título, assunto e demais pontos do e-mail atingiram os usuários de acordo com o esperado.

Pageviews

Diferente das visitas, que são as vezes que o seu site foi acessado, as pageviews são as visualizações que cada página que o site da sua marca recebeu.

Essa métrica serve para compreender um pouco mais sobre o comportamento do público e entender quais páginas do site são mais atrativas e quais possuem menor interesse pela audiência.

Taxa de rejeição

A taxa de rejeição define a quantidade em porcentagem dos usuários que entraram apenas em uma das páginas do seu site e ficaram pouquíssimo tempo. 

A cada usuário que fizer isso, atribui-se uma rejeição ao seu site.

Apesar de parecer uma métrica vaga para algumas pessoas, ela pode indicar problemas variados tanto no objetivo das suas campanhas, bem como no carregamento do site, layout, CTAs e mais.

Interessante como esses dados podem fazer toda a diferença na captação e análise dos seus esforços dentro do marketing, não é?! Aproveite para aprender ainda mais sobre esse universo em constante inovação com a PSIU Educação Corporativa!

Tanto você quanto os seus colaboradores podem aprender mais sobre esse e outros assuntos com cursos dedicados à profissionalização. Entre em contato e saiba mais sobre eles.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Veja também: