6 dicas para perder o medo de falar em público

6 dicas para perder o medo de falar em público

Uma pesquisa realizada pela OnePoll (empresa britânica), em 2013, com 2 mil voluntários revelou algo assustador.

O estudo se baseava em perguntar para as pessoas o que causava mais medo nelas.

Para surpresa, falar em público ficou em segundo lugar, perdendo apenas para o medo que se tem de perder parentes com a morte.

Passados quase seis anos, a situação não mudou quase nada e ainda é comum ver pessoas suando frio, tremendo e até passando por alguns apertos quando solicitadas para falar em público.

Se isso acontece com você, vamos ajudar! Continue lendo nosso post e confira nossas dicas para perder o medo de falar em público.

Você não está sozinho

Como você viu na pesquisa, o problema não é apenas com você.

Milhares de pessoas sentem dores de estômago, suam frio, tremem as pernas e entram em pânico só de pensar em falar em público. Até alguns famosos já passaram por isso.

Talvez ao ler o nome Rowan Atkinson você não saiba quem é, mas se falarmos de Mr. Bean, certamente você irá reconhecer.

Boa parte das características do personagem é baseada nas experiências pessoais do ator e uma delas era o terror de falar em público por ser gago.

Também conta-se que o grande líder humanitário Mahatma Gandhi, com aquela calma e tranquilidade, um dia desequilibrou-se ao precisar discursar para uma plateia em Londres. Seu discurso foi lido por um assistente.

Indo mais longe na história, escritos pessoais do presidente americano Abraham Lincoln registram seu medo de falar em público. Por vezes, antes de ser presidente, ele teria deixado de palestrar por receio de enfrentar as plateias.

Mas, é possível perder o medo, juntamos algumas dicas para ajudar:

1 – Mude a sua forma de pensar

Se você foi convidado a falar sobre algum tema para um grupo de pessoas é porque é considerado capaz e demonstra que tem conhecimento para isso.

Mudar a forma de pensar é fundamental. Não encare o convite como um sacrifício a ser enfrentado e, sim, como uma oportunidade de transmitir aquilo que você sabe.

Esse é o primeiro passo para se perder o medo de falar em público.

2 – Saiba qual o objetivo da fala

Ao ser convidado para fazer uma fala questione os organizadores sobre qual o objetivo da sua palestra.

Sabendo qual caminho e objetivos precisa atingir será mais fácil. Por exemplo, a fala deve ser orientativa ou motivacional?

3 – Saiba quem será o seu público

Lena Souza, campeã mundial de oratória, afirma que as pessoas não têm medo de falar em público e sim, de errar na frente de outras.

Para fugir desse problema, conheça quem serão as pessoas para as quais você falará.

Assim, você ficará mais seguro porque irá se preparar de acordo com a necessidade do público.

Se você for falar para uma plateia de profissionais que já conhece sobre o assunto e estão sedentos por mais informações, você irá preparar o conteúdo de acordo e também estar munido para responder questionamentos.

Se, ao contrário, você for falar para um grupo de estudantes que conhece pouco sobre o assunto, você irá direcionar o seu conteúdo para atingir as necessidades e capacidade de entendimento daquele público.

4 – Prepare seu conteúdo com antecedência

Falar de improviso não é uma das mais fáceis tarefas e é normal que muita gente trema ao ter que fazer quando necessário.

Você perde o medo de falar em público quando tem domínio sobre o que vai apresentar. É preciso ter segurança nos dados e informações passadas.

Por isso, estude, pesquise e monte o seu conteúdo com antecedência. Na elaboração, pense nas possíveis perguntas que poderão surgir por parte do público e tenha as respostas para dar com segurança.

5 – Visualize a sua palestra

Após ter seu conteúdo no papel comece a visualizar mentalmente como ela vai ficar falando-a para você mesmo.

Visualize o seu público e fale sozinho. Isso pode ser feito dirigindo, caminhando, tomando banho, enfim, nos seus horários livres.

Não pense que isso é loucura, é normal dos palestrantes pensarem nas suas palestras no decorrer do seu dia e a construírem mentalmente.

Isso dá maior segurança, pois, você visualizou o que vai dizer.

Vale filmar e assistir posteriormente, assim, você consegue identificar quais são os pontos de problemas e também o que pode ser melhorado.

Caso, mesmo assim, continue nervoso, faça a apresentação para alguns amigos ou familiares.

6 – Acredite sempre em você

Se você conhece sobre o assunto, está inteirado do objetivo da sua fala, estudou o local e o seu público, pesquisou e planejou todo o conteúdo, agora é acreditar na sua capacidade e falar.

Acredite em você e enfrente!

De repente, você vai perceber que o medo de falar em público que pensou existir era só falta de segurança.

Gostou do nosso post? Que tal ler também sobre como ser um palestrante de sucesso?

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Uma resposta

Os comentários estão desabilitados.

Veja também: